REVITALIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO CASAPARK

O partido deste projeto foi manter a característica de centro comercial aberto, melhorando a relação entre lojas e espaço

O Escritório Sérgio Parada Arquitetos Associados participa desta edição da Anual Design como convidado. Sérgio Parada, um curitibano que adotou – ou foi adotado – por Brasília, tem um acervo de peso no currículo, com trabalhos como o Edifício Garagem do Aeroporto de Congonhas e o Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Brasília, Presidente Juscelino Kubitschek, além de obras em outros países, como é o caso do Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Wuxi, na China. Atualmente, seu trabalho é um muito respeitado, tanto em território nacional quanto fora do Brasil, o que o torna um dos arquitetos mais atuantes do país.

Para esta edição do Anual Design, acompanhado de Rodrigo Mônaco Biavati, Sérgio apresenta o projeto de revitalização e ampliação do CasaPark, um dos pontos de encontro para arquitetos e designers de interiores em Brasília. O desafio previa a preservação das características originais do edifício enquanto centro comercial aberto, mas com uma atualização que melhorasse a relação entre as lojas e os espaços comuns. Para isso, os arquitetos buscaram soluções neutras, utilizando, principalmente, o concreto armado e o aço. Elementos desenhados, como coberturas, mobiliários, quiosques, entre outros, foram concebidos de forma a transmitir características próprias e marcantes. Zanini de Zanine foi convidado a assinar boa parte do mobiliário público do espaço.

As fachadas foram reformuladas para ganhar grandes jardins verticais e deques expositivos, além de os dois principais grandes pórticos de acesso terem sido valorizados no projeto. Todas as instalações sanitárias também foram reestruturadas, para melhoria dos espaços comuns do shopping, conforme o programa de necessidades criado pelos proprietários. Os recursos naturais, por se tratar de um edifício de acesso público, foram aproveitados da melhor forma. Tanto ventilação quanto iluminação diurna foram aproveitadas, bem como a vegetação, que foi preservada para um melhor convívio dos clientes do CasaPark. Marcas que participaram do projeto: Hunter Douglas e Portobello.