SALA DA LAREIRA

Maria Tereza Cavalcante soube tirar explorar o ambiente com requinte sem cair na frieza que os ambientes clássicos podem adquirir

O desafio de Maria Tereza Cavalcanti era integrar o bom gosto do casal, colecionador de arte, à decoração moderna, mas refinada, neste projeto de design. Na sala da lareira, como mesa de centro, ela usou uma peça de madeira em dois níveis, onde pôde expor as porcelanas Imari e pratas portuguesas do acervo dos moradores. A Imari talvez seja a escola mais relevante entre as porcelanas japonesas, por ser a primeira exportada, ainda no século XVII. Já a prataria, vem da antiga paixão portuguesa pelos artigos de luxo, desde a época das grandes descobertas no século XV.

Utilizada no projeto, a madeira traz uma sensação de aquecimento para o local, bem como sofás e poltronas cobertos com seda rústica e linho. Sendo que, o maior dos móveis tem bastante espaço e conforto para a reunião da família, composta por filhos e netos. O tom casual dos móveis amplos se contrapõe com sensatez à explosão de requinte causada pelos objetos de decoração. Exemplo disso é a Poltrona Topkapi Living, um destaque da Artefacto.

Maria Tereza soube tirar partido do pé-direito duplo na realização deste ambiente de estar. A inserção de vegetação de médio porte amplia a sensação de altitude em relação ao teto e humaniza o design do local. As cortinas também fazem este papel. Compostas em linho, elas tornam o ambiente mais aconchegante. Maria Tereza apostou em uma paleta de cores neutra e quase monocromática em tons caramelo. Prova disto é que o sofá é uma variação da cor do tapete. Marca que participou do projeto: Artefacto.