CASA DO PEQUI

O telhado de quatro águas e uma linguagem contemporânea são os destaques deste projeto assinado por Sabrina Estrela

O projeto dessa residência familiar atende ao pedido dos proprietários que adoram a arquitetura tailandesa. Com o telhado de quatro águas e uma linguagem contemporânea, a casa foi concebida em três módulos. Os acabamentos em materiais de alto padrão traduzem sofisticação, mas sem ostentação, resultando em uma residência elegante e confortável. Na fachada há detalhes em madeira que protegem a entrada e revestem as colunas laterais e as aberturas.
Pelo fato da casa estar dividida em blocos, a integração foi uma das preocupações da arquiteta neste projeto. Uma passarela faz a comunicação entre os blocos e opátio interno e tem a função de unir os ambientes de lazer, cozinha, jantar, brinquedoteca e home theater. Outra preocupação de Sabrina foi criar uma casa acolhedora, para isso a madeira faz-se presente, dando aos ambientes internos um toque de sofisticação. O guarda-corpo em vidro na escada de acesso ao piso superior traz a sensação de leveza.
O living, um dos ambientes mais interessantes, foi recortado por grandes painéis de vidro emoldurados em madeira que enquadram a paisagem exterior, integrando-a aos espaços internos que são inundados pela luz natural. O mobiliário é contemporâneo e em linhas retas, predominantemente claro, onde se destaca a poltrona de couro. Este espaço também funciona como home theater e está integrado à sala de jantar, onde há uma mesa com tampo em vidro.
Na área de lazer, a madeira que reveste as colunas da varanda oferece uma continuidade visual com o deck da piscina. O desenho do pastilhado passa a ideia de que o deck é suspenso. A pedido do proprietário, o pé de pequi, espécie nativa do cerrado, foi preservado e passou a compor o paisagismo, acrescentando um charme a mais ao local. Integrada e aberta para varanda a lareira recebeu uma ambientação que une o estilo rústico ao contemporâneo, utilizando uma mesa de centro em tora de madeira natural e fazendo uma composição com sofás pretos em linhas retas e aos gardens seat. No deck, ao fundo, a arquiteta utilizou cadeiras em fibra com os tecidos e ombrelones pretos integrando os espaços.

Projeto publicado no Anual Design Brasília - 3ª Edição.

COMENTÁRIOS

  • Celia Blini De Lima - 29/03/2013 23h13
    Adorei seu trabalho, lindíssima essa casa! Muito bom gosto, distribuição e integração dos ambientes, aproveitando ao máximo a luz natural!! Adoraria fazer um projeto de casa com você! Pena estarmos tão longe. Existe alguma chance de dividirmos idéias sobre uma casa aqui em SP, mesmo voê estando em Brasília? Aguardo um retorno seu. Abraço. Celia

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.