LOFT ONE

O destaque deste projeto de Hélio Albuquerque e Sonia Peres para a Casa Cor Brasília 2011 são os ambientes integrados e a piscina com raia que atravessa todo o loft

Modernidade com praticidade, aliada à tecnologia de ponta nortearam as escolhas de Hélio e Sonia ao especificarem os materiais que deram vida a este premiado loft. Destinado a um esportista apaixonado pela natação, este projeto, feito para amostra Casa Cor Brasília 2011, resultou em ambientes integrados, totalmente automatizados e com uma linguagem contemporânea. A sofisticação também está presente nos revestimentos, como o porcelanato Concretissyma Portland, assinado por Ruy Othake, que aparece no piso da área social, piso e na parede da piscina, e o Concretissyma Argento usado na parede e na bancada do banheiro.
No living predominam móveis despojados e confortáveis em tons claros, destacados pelo moderno tapete Ziegler vermelho escuro. Em primeiro plano, há um aparador em laca bege com prateleira em madeira de demolição, diante do mosaico de espelho, desenhado pelos profissionais, que reflete a sala de jantar e a cozinha, ampliando os espaços.
A piscina recebeu um tratamento especial. Totalmente estruturada para suportar o peso da água, foi impermeabilizada em toda sua dimensão, abrigando uma raia de 12 metros de comprimento, 1,80 metros de largura e 1,20 metros de profundidade. A piscina atravessa o loft desde o living até a varanda, e recebe, em sua parte rasa, uma luneta profissional para contemplação do magnífico céu de Brasília.
A sala de estar apresenta uma inusitada combinação de três mesas de centro, as laterais em madeira natural e a do centro em laca bege, que funcionam como uma única peça. Reina absoluto sobre o sofá o quadro Monalisa Black, do artista Tavares. A estante curva, com nichos em acrílico que abrigam a inusitada coleção de esculturas dos anos 1970, destacadas pela iluminação em LED, despertam atenção.
A cozinha, integrada ao ambiente social, recebeu uma ilha em inox, e eletrodomésticos no mesmo material. No hall de acesso, o olhar do visitante é direcionado em direção a uma explosão de azul, obra do artista Benjamim, que emoldura uma belíssima cômoda em ferro envelhecida, ornada por um par de Cães de Fó. Um tapete Shiraz vermelho e azul confere elegância e distinção ao ambiente.

Projeto publicado no Anual Design Brasília - 3ª Edição.