LIVING

Um espaço amplo foi composto por quatro ambientes distintos, invadidos pela luz solar e bastante aconchegantes.

Ao transformar um vestiário e uma área de circulação em um amplo living, Hélio Albuquerque e Sonia Peres buscaram criar espaços integrados, porém independentes para as diversas funções e ocasiões do dia a dia. Dividido em quatro áreas distintas, o living se comunica com o exterior através de dois grandes rasgos que proporcionam a entrada de luz natural, além da belíssima invasão verde obtida pelo jardim de babosas, bromélias, pedras e seixos, idealizado pela paisagista Maria Cristina.
Vê-se em detalhe o rasgo superior, que recebeu fechamento em vidro de segurança com película jateada, permitindo a entrada de luz natural, sem contato visual com a parte externa da edificação. Ao fundo, trazendo cor ao ambiente, observa-se o papel de parede listrado.
Para amenizar o clima seco e árido da capital federal, quatro chafarizes, que projetam jatos de água para o alto, foram implantados no jardim, oferecendo uma agradável sensação de frescor ao ambiente. Ressalta-se o efeito criado pelo projeto luminotécnico, onde a luz surge do teto através de fendas e equipamentos fundidos no próprio gesso, permitindo um teto limpo e sem a interferência de luminárias.
A área íntima de estar, mais informal, também recebeu uma grande estante que, além de unir as duas áreas (estar do drinque e estar de leitura), abriga as coleções, recordações de viagem, som, discos, CDs, estação-bar com adegas e inúmeras obras de arte. As luminárias fixadas na parede da estante possuem sistema com articulação total, permitindo a orientação da luz para os objetos expostos, e também oferecem destaque para uma coleção de fotos.
Ainda neste ambiente, a divisória Parametre, da Hunter Douglas, na cor coral, separa o ambiente de estar principal do informal, de maneira inusitada e surpreendente. Para ambientar este living, Hélio e Sonia usaram mobiliário de design e escolheram obras de artistas locais, como Ralph Gehre, Galeno, Helena Lopes, Donatto, e também de outros nomes consagrados, como Portinari, Milton Dacosta, Siron Franco e Tomie Ohtake.
Sobre o piso em madeira scandian, tapetes exclusivos da Gallery Tapetes Orientais imprimem elegância e sofisticação ao projeto. A chaise longue, criada pelo ícone Oscar Niemeyer, aparece em destaque no estar, tendo ao fundo a estante suspensa, que foi idealizada pelos profissionais e executada pela Evviva, que corta o living em toda sua extensão, como um grande biombo divisor das áreas interna e externa.