SALA FITNESS

Sustentabilidade e design em um projeto que valoriza a natureza ao seu redor.

Sustentabilidade e design estão, a cada dia, mais próximos. A arquiteta Arina Araújo comprovou esta tendência com a sua Sala Fitness, feita para a Casa Cor Brasília de 2011. O partido do projeto foi um espaço acessível a todos, integrado à paisagem local e que privilegiasse os processos sustentáveis. Tirando proveito das árvores que não seriam removidas, a profissional utilizou-as como elementos ornamentais e como barreiras térmicas, otimizando o clima do lugar.
Um dos aspectos que mais atraiu Arina neste projeto foi a fachada, composta por elementos extraídos da natureza, como brises de madeira reaproveitada e mosaicos de pedras naturais. O piso e o telhado especificados também favorecem a sustentabilidade. Compostos por cacos de vidros, pneus triturados e plásticos, apresentam um resultado de baixo custo, excelente acabamento e visual sofisticado.
A distribuição dos ambientes da Sala Fitness ocorreu de forma simples, mas funcional, sendo que três espaços foram criados: recepção, academia e spa. Embora divididos, eles se comunicam através de vãos livres, sem barreiras visuais.
Todos os espaços receberam obras de arte, cachepots e peças de decoração que remetem ao bem-estar dos seus usuários. A ambientação clean casou perfeitamente com o colorido das telas e do mobiliário, que tem como destaque o banco feito a partir de madeira reutilizada.