DOMO ARQUITETOS ASSOCIADOS

Eles procuram fazer uma leitura consciente do contexto onde trabalham e dos desafios apresentados pela metrópole em que Brasília se transformou.

FORMAÇÃO:
Matheus Seco - Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Architectural Design pela Bartlett School of Architecture, University of London.

Henrique Coutinho - Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UnB).
Daniel Mangabeira - Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UnB).
 
 
ÁREA DE ATUAÇÃO:
Arquitetura, design, decoração e programação visual.

Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco são, antes de tudo, apaixonados por Brasília. Sócios de um dos mais importantes escritórios de arquitetura da cidade, a DOMO Arquitetos, os três conhecem bem a história da construção da capital federal, uma vez que tiveram aulas na graduação da Universidade de Brasília (UnB) com professores que participaram da construção da cidade. Eles procuram fazer uma leitura consciente do contexto onde trabalham e dos desafios apresentados pela metrópole em que Brasília se transformou.
Este pensamento crítico sobre a forma adequada de se produzir arquitetura na cidade é uma característica que os uniu e que direciona os projetos do escritório.


 




Juntos, começaram desenhando interiores de apartamentos e de lojas, sempre partindo do princípio de que é melhor ter um portfólio de qualidade do que um que seja somente numeroso. Hoje, possuem também projetos de casas, um clube recreativo e um edifício comercial de médio porte. Por entenderem que a arquitetura vai além do edifício, Daniel, Henrique e Matheus têm preocupação constante em como suas obras interferirão na paisagem em seu redor e como pensá-las de modo que elas “envelheçam com dignidade”, segundo os arquitetos.













Em seu escritório encontra-se uma vasta biblioteca que alimentam juntos. O combinado é o seguinte: quando um dos três depara-se com uma publicação interessante, é preciso comprar dois exemplares – um para o acervo do escritório e outro para biblioteca pessoal. Duas sugestões de leitura que os arquitetos dão para quem gosta da área são a revista argentina PLOT e a brasileira Monolito.










Desde que saíram da universidade, ao viajar, estão sempre atentos e fotografam o que outros arquitetos, urbanistas, artistas e designers.



 
Como o paulista Estúdio Bola e os cariocas da Lattoog fazem, sem contar que acompanham de perto o lançamento de novos softwares, avanços em técnicas construtivas e o desenvolvimento de materiais de construção.








Uma memória marcante para os três foi a visita que fizeram a Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, em 1999. O impressionante Pavilhão da Bienal e a marquise do Ibirapuera, ambos assinados por Oscar Niemeyer, o alto nível das exposições e as gigantescas maquetes dos holandeses Mecanoo e Herman Hertzemberger, que assinou projetos arrojados e inspiradores para o trio, são lembranças que os arquitetos guardam com carinho e que servem como inspiração até hoje.





 

Endereço: SHCN-CL 202 BLOCO B SALAS 206 E 207 – ASA NORTE - BRASÍLIA DF

Telefone: (61) 3201 6912

Celular: (61) 32025 542

Email: contato@domo.arq.br

ENVIAR MENSAGEM / OBTER CONTATO