CASA GUARUJÁ

O projeto desta casa de praia no Guarujá, litoral sul de São Paulo, foi assinado por Paulo Mendes da Rocha na década de 80 para um casal com cinco filhos.

O projeto desta casa de praia no Guarujá, litoral sul de São Paulo, foi assinado por Paulo Mendes da Rocha na década de 80 para um casal com cinco filhos. Entre a liberdade poética do arquiteto e lógica estrutural que orienta a construção, destacam-se detalhes como as portas e portinholas em tons vibrantes que atraem o olhar.

A casa possui, na definição de Paulo Mendes da Rocha, uma interpretação da arte popular. A grande cobertura de concreto está repousada sobre pilares de concreto, sem tocar as paredes internas, numa concepção semelhante a algumas construções populares. Estes vãos e aberturas generosas proporcionam a ventilação cruzada, refrescando os ambientes e permitindo a incidência da luz natural nos interiores da casa.

A ala dos quartos dos filhos foi separada da suíte do casal por um salão, setorizando os demais ambientes: a cozinha fica nos fundos, próxima ao pátio da churrasqueira, ao lado da garagem; a lavanderia e área de serviço, ficam localizadas junto ao volume maior. O programa possui um layout funcional e prático, possibilitando o bom aproveitamento da área de 525 metros quadrados. A residência foi idealizada como um bunker fechado por muxarabiês na ala íntima dos filhos, onde os beliches, sustentados por correntes de metal, oferecem um ar náutico e praiano ao local.

Ficha Técnica:
Local: Guarujá-SP
Ano: 1980/1983
Área do terreno: 2.000 m²
Área construída: 525 m²
Projeto de Arquitetura: Paulo Mendes da Rocha
Fotos: Leonardo Finotti

COMENTÁRIOS

  • Claudia - 04/03/2013 11h49
    Projeto Fantástico!!!

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.