Aeroporto de Wuxi

O projeto para o Aeroporto de Wuxi na China foi desenvolvido pelo arquiteto Sérgio Parada em parceria com a empresa chinesa AMP - ...

O projeto para o Aeroporto de Wuxi na China foi desenvolvido pelo arquiteto Sérgio Parada em parceria com a empresa chinesa AMP - Architecture Metropolitan Post de Hangzhou. Venceu um concurso internacional fechado que teve a participação de grandes escritórios europeus e asiáticos, mas por questões burocráticas ainda não foi executado.
 
Com uma área de construção de 28 mil metros quadrados na primeira etapa, o terminal terá uma capacidade inicial de 2,5 milhões de passageiros por ano, podendo ser expandido para as áreas adjacentes e aumentando a sua capacidade para 6 milhões de pessoas.
 
O desafio do projeto foi solucionar questões básicas de flexibilidade espacial e expansibilidade. A proposta prevê doze guarda-chuvas em aço, caracterizados como módulos estruturais com dimensões de 40 x 40 metros. Esta membrana de cobertura abrigará todas as funções do terminal, oferecendo facilidade e praticidade. Os espaços internos e externos serão integrados.
 
A área de estacionamento de veículos será protegida por uma grande laje jardim. Estão previstas ainda áreas para estacionamento de ônibus especiais que futuramente poderá ser convertida em estação de metrô. Para minimizar o impacto de uma obra desta magnitude, está previsto ainda um parque urbano de acesso como compensação à comunidade.
 
Ficha técnica:
Localização: Wuxi Shoufang, China
Ano: 2005
Área: 28000 m² (1ª etapa)
Projeto de Arquitetura: Sérgio Parada Arquitetos Associados e AMP – Architecture Metropolitan Post de Hangzhou
Fotos: Thiago de Andrade, Stepan Krawctschuk, Reinaldo Navarro e Márcio Sadao