Casa Sig

O arquiteto Sig Bergamin soube transpor para o projeto de sua própria casa todos seus gostos pessoais e talento para decoração.

O arquiteto Sig Bergamin soube transpor para o projeto de sua própria casa todos seus gostos pessoais e talento para decoração. A residência do arquiteto tem em cada ambiente um estilo e histórias únicas, como se fosse uma mostra Casa Cor. Ao todo, são 500 metros quadrados e quatro andares repletos de cores, livros, obras de arte e peças de decoração que Sig trouxe de suas incontáveis viagens pelo mundo e encontrou para cada um deles um cantinho especial em seu retiro, no Jardim Paulistano.
 
Quem vê a casa do lado de fora, com tijolo aparente, janelas brancas, portão de ferro e muitas plantas na entrada provavelmente vai lembrar das townhouses inglesas. E, de acordo com ele, esta foi uma das inspirações do projeto, que foi construído para crescer no sentido vertical, devido ao tamanho relativamente pequeno do terreno. Ao entrar na casa, o uso de cores intensas e muitas combinações de texturas, tecidos e estampas chama logo a atenção. A sala de visitas, batizada de "chinesa", abriga vasos de murano de diversas cores, sofás e almofadas com estofados divertidos, muitas flores, cortinas alaranjadas e amarelas e uma lareira emoldurada de azulejos marroquinos.
 
A escada que liga os quatro andares exibe obras que Sig coleciona há mais de 20 anos, com grandes nomes ligados a arte. Andy Warhol e Miró, além de uma vasta coleção do modernismo brasileiro, podem ser apreciadas pelos hóspedes que frequentemente são convidados para visitar o arquiteto, que afirma não se preocupar em combinar nada.

A biblioteca que abriga as centenas de livros e revistas de Sig também serve de lugar para reuniões com amigos e clientes. A mistura de estilos também se faz presente nessa parte da casa: a mesa de oito lugares foi recoberta com tecidos étnicos e o sofá chesterfield verde de veludo francês dividem o mesmo ambiente, sem falar nas peças adquiridas durante suas viagens.
 
Para o último andar, escolheu uma temática de casa de campo para a decoração. Com muita madeira de demolição no piso e no teto e diversos tons de azul, a sala construída no sótão lembra residências antigas, muito confortáveis. Um ambiente um pouco mais clássico, mas ainda muito descontraído.
 
Ficha Técnica
Local: São Paulo-SP
Área: 500m²
Número de Pavimentos: 4
Projeto de Arquitetura e Interior: Sig Bergamin
Fotos: Alain Brugier