Casa Chame-Chame

Localizada entre a Rua Plínio Moscoso e a Rua Ary Barroso em Salvador, capital baiana, a casa Chame-Chame estava carregada de ...

Localizada entre a Rua Plínio Moscoso e a Rua Ary Barroso em Salvador, capital baiana, a casa Chame-Chame estava carregada de referências à existência humana. Suas paredes eram incrustadas por uma série de pedaços de objetos, fragmentos de uma realidade mais ampla conectados à arquitetura. A casa parecia brotar da terra onde foi erguida de forma orgânica como se seu destino fosse fundir-se ao ambiente. A influência do catalão Antoni Gaudí está fortemente presente neste projeto da arquiteta.
 
Semelhante a uma espécie de fortinho à beira mar, a residência se opunha às casas modernistas e transparentes, surgindo como um volume opaco, quase escondido em meio à vegetação que invadia os seus espaços. Os muros, revestidos pelas plantas, pareciam um mosaico formado por seixos, cacos de azulejos, fundos de garrafa, conchinhas, restos de brinquedos e de bonecas quebradas.
 
A casa Chame-Chame foi sofrendo alterações de projeto até chegar à versão final que foi de fato executada, passando por uma verdadeira metamorfose. Partindo de um desenho ortogonal que se desenvolvia ao redor de um pátio, a construção evoluiu para formas mais fluidas e orgânicas, onde o pátio foi substituído pelo terraço, um teto-jardim, a exemplo da casa Valéria projetada por Lina Bo Bardi em São Paulo.
 
Uma Jaqueira que antes ocuparia um pátio interno passou a ser um elemento de destaque atravessando a fachada. Com uma volumetria sinuosa, em degraus, a casa se amoldava à topografia do terreno, passando a ideia de continuidade da paisagem. No lugar do liso, o rugoso, a opção pelo artesanal ao industrial e pelas curvas às retas.
 
Infelizmente, a arquiteta não chegou a ver a casa pronta, pois precisou partir subitamente de Salvador. Quando Lina voltou à capital baiana em 1988, a casa Chame-Chame não existia mais, tinha sido demolida. Uma perda irreparável para a história, a arquitetura e a memória nacionais.
 
Ficha técnica:
Localização: Salvador-BA
Ano: 1958/1964
Projeto da Arquitetura: Lina Bo Bardi
Fotos: Divulgação