Conjunto da Pampulha

A Lagoa da Pampulha que fica a 15 quilômetros do centro de Belo Horizonte, capital mineira, foi o lugar escolhido por Juscelino Kubitschek, ...

A Lagoa da Pampulha que fica a 15 quilômetros do centro de Belo Horizonte, capital mineira, foi o lugar escolhido por Juscelino Kubitschek, na época prefeito da cidade, para as obras modernistas de Oscar Niemeyer. O Conjunto da Pampulha é composto por quatro edifícios, instalados ao longo da Avenida Otacílio Negrão de Lima e com paisagismo de Burle Marx, projetados pelo arquiteto na década de 40. O quinto edifício seria um hotel que não chegou a ser realizado.
 
O primeiro projeto da Pampulha foi o prédio onde hoje está o Museu de Arte da Pampulha (MAP), que funcionou primeiro como cassino, até ser fechado em 1946 com a proibição do jogo no país. Em 1957 quando passou a funcionar como museu era conhecido como Palácio de Cristal, devido ao seu fechamento envidraçado. Os jardins externos assinados por Burle Marx possuem três esculturas de Ceschiatti Zamoiski e José Pedrosa. O programa inclui biblioteca, loja de souvenirs, café e salas de multimídia e um acervo de cerca de 1600 obras. Localizado no alto de uma península, o edifício foi concebido a partir da alternância de volumes planos e curvos. O bloco posterior forma um semicírculo, enquanto o salão é ortogonal. Destaque para a parede curva do térreo e a marquise irregular que é sustentada por finas colunas. O uso do mármore nos acabamentos dá elegância aos ambientes internos.
 
No Iate Clube, Niemeyer jogou com os volumes de modo que eles parecessem ao mesmo tempo fundidos e individualizados. A fachada em forma de proa do edifício faz uma referência às imagens náuticas de Le Corbusier e a cobertura de águas invertidas, à residência Erazuriz (Chile). Já na Casa de Bailes, que fica em uma pequena ilha com acesso por uma ponte, a curva é o elemento dominante. A marquise sinuosa de concreto é inspirada diretamente no contorno da ilha.
 
O último edifício que compõe o Conjunto é a Igreja de São Francisco, considerada uma obra-prima. Nela, o arquiteto utiliza uma abóbada parabólica de concreto armado semelhante às utilizadas no hangar de aviões do aeroporto de Orly (Paris) de Eugène Freyssinet. É a partir deste elemento que são estruturados o teto e as paredes da construção. Um painel de Cândido Portinari ocupa a parede de fundo, destacado pela iluminação e a madeira escura da nave. A composição de azulejos branca e azul da fachada também leva a assinatura de Portinari. A igreja tem um formato assimétrico e flexível composto por linhas oblíquas e curvas. Niemeyer explorou neste edifício as potencialidades escultóricas do concreto armado. O conjunto da Pampulha é mais que um cartão postal de Belo Horizonte, tornou-se um marco da arquitetura moderna no Brasil e no mundo.
 
Ficha técnica:
Localização: Lagoa da Pampulha – Belo Horizonte-MG
Ano: 1942/1944
Projeto de Arquitetura: Oscar Niemeyer
Fotos: Divulgação