Casa Manacás

O terreno está localizado a 1200 metros de altitude, o que acabou presenteando a casa com uma vista privilegiada da serra mineira.

O terreno está localizado a 1200 metros de altitude, o que acabou presenteando a casa com uma vista privilegiada da serra mineira. A cidade de Nova Lima oferece uma paisagem exuberante, onde Gustavo Penna projetou uma casa formada por um volume quadrado, tendo ao centro um cubo de vidro que interagindo com a luz, reflete a paisagem e as nuvens.
 
Os espaços e ambientes da residência são articulados como nas casas coloniais: são ao mesmo tempo amplos, mas aconchegantes. São integrados, de forma que de qualquer ponto da casa, pode-se participar do movimento em outros cômodos.
 
O jardim interno é um dos destaques, assim como a passarela em madeira sobre um espelho d´água, que é a entrada principal da moradia. O living envidraçado, situado no cubo, possui um pé direito alto, aumentando a sensação de viver mais perto do céu.
 
Uma outra preocupação do arquiteto Gustavo Penna foi com iluminação, tanto a natural, durante o dia, como o projeto luminotécnico que à noite valoriza a construção, tornando-a uma atração para os olhos e os sentidos.
 
Ficha técnica:
Localização: Nova Lima-MG
Área: 844,07 m² construída - 2114 m² total
Número de pavimentos: 2
Ano: 2007/2009
Projeto de Arquitetura: Gustavo Penna
Fotos: Jomar Bragança e Fernando Stankuns

COMENTÁRIOS

  • Beatriz Toledo Medeiros - 23/04/2019 14h16
    Eu queria a planta dessa casa. Alguém consegue?

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.