Cobertura Borges de Medeiros

Um casal inglês apaixonado pelo Brasil e, principalmente pelo Rio de Janeiro, contratou o arquiteto André Piva para projetar ...

Um casal inglês apaixonado pelo Brasil e, principalmente pelo Rio de Janeiro, contratou o arquiteto André Piva para projetar uma cobertura de 600m² na zona sul da cidade maravilhosa. Os requisitos foram poucos: privilegiar a bela vista do apartamento, de onde se vê a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Morro Dois Irmãos, com a Pedra da Gávea ao fundo e o mar, e aproveitar ao máximo a luz natural abundante no local.
 
Para atender às demandas do casal, o arquiteto projetou ambientes integrados e usou bastante vidro. A sala do home theater, o ambiente mais charmoso do apartamento, possui todas as paredes em vidro, com esquadrias em aço inox que podem ser totalmente abertas e que transformam a sala em uma varanda de acordo com a vontade dos proprietários. Uma estante italiana espelhada foi inserida para aumentar a luminosidade no ambiente e ainda refletir a natureza do lado de fora. Para acoplar a TV e as aparelhagens de som, André optou por um painel de madeira ipê-tabaco. Uma luminária que simula um farol de navegação e um telescópio trazido de Londres completam a ambientação.
 
Por todo o projeto, linhas retas e decoração minimalista e simples, mas sofisticada. Na varanda, o vidro temperado com perfis de aço inox leve compõe o guarda-corpo, criando um ambiente mais contemporâneo e limpo, valorizando ainda mais a paisagem. O mobiliário escolhido segue esta mesma linha, que valoriza a qualidade dos objetos e não a quantidade.
 
O quarto do casal também está integrado à varanda, com grandes esquadrias que se abrem para a lagoa e assim como na sala do home, André Piva instalou na suíte um painel de madeira atrás da cama. No banheiro, piso e paredes de cimento queimado, bancada em Corian, cuba de vidro e uma grande janela sobre a banheira. Neste projeto, a natureza do Rio está presente em todos os cômodos.
 
Ficha Técnica
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Área: 600m²
Ano: 2010
Número de pavimentos: 1
Projeto de Arquitetura e Interiores: André Piva
Fotos: Divulgação