Casa Rio de Janeiro

Projetar esta casa para um casal do Rio de Janeiro foi um desafio para o arquiteto Miguel Pinto Guimarães. Os proprietários, ...

Projetar esta casa para um casal do Rio de Janeiro foi um desafio para o arquiteto Miguel Pinto Guimarães. Os proprietários, adeptos da meditação e da milenar filosofia védica indiana, desejavam uma moradia que obedecesse a estes preceitos para lhes garantir saúde, paz e prosperidade. Foi contratada a consultoria do Labere, um escritório de arquitetura védica com sede na Holanda. E após dois anos de negociação, o projeto foi executado. O arquiteto utilizou o diagrama montado pelo escritório holandês para nortear seu projeto. O resultado foi uma casa com farta luz natural, bastante ventilada e que utiliza materiais naturais.
 
Para enfatizar a ventilação cruzada no interior da residência, Miguel Pinto Guimarães utilizou janelas rebatidas de norte a sul e de leste a oeste. Esta circulação de ar foi reforçada ainda pela implantação de um pátio interno, no coração da casa. Neste espaço foi criado um jardim. O arquiteto explica que todo o projeto é desenvolvido ao redor deste centro que integra os demais ambientes da casa, cujo programa inclui dois pavimentos.
 
A opção pelos materiais naturais está presente principalmente no uso da madeira, da cerca baixa de eucalipto que define o terreno da propriedade, passando pela porta pivotante de entrada em madeira Cumaru e os brises também em Cumaru que dão privacidade à fachada. Outra exigência dos proprietários, de acordo com sua filosofia, foi não ter nenhuma instalação embutida passando pela cabeceira das camas. A solução foi colocar a fiação no piso.
 
A disposição dos cômodos obedeceu ao diagrama védico, onde cada ponto cardeal corresponde a uma divindade hindu. No piso térreo, ao norte, ficou implantada a varanda separada da sala de estar por portas de correr e com piso em granito. A leste ficou a entrada da casa, voltada para o sol nascente. A cozinha ficou a sudeste, com a parede revestida em pastilhas brancas e piso em cerâmica. Ao lado dela fica a copa, integrada à área social e com janelas basculantes. A sala de jantar, a oeste, tem vista também para o jardim dos fundos, com um canteiro interno rente às janelas. Destaque para a mesa em madeira maciça desenhada por Miguel. O escritório foi implantado a sudoeste e a nordeste, uma sala de meditação.
 
Uma escada de concreto revestida de mármore travertino dá acesso ao segundo andar, onde foram dispostos os ambientes íntimos da moradia. Neste pavimento foi colocada uma passarela de circulação sobre o vão do jardim interno. A piscina possui bordas assimétricas, é revestida de pastilhas e mede 12,70 m de comprimento. Plantas típicas tropicais compõem o paisagismo e suavizam a rusticidade do muro de pedra madeira.
 
Ficha técnica:
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Área: 725 m²
Ano: 2005/2006
Número de pavimentos: 2
Projeto de Arquitetura: Miguel Pinto Guimarães e Labere Arquitetura (Consultoria)
Paisagismo: Landscape Jardins
Fotos: Leonardo Costa/MCA Estúdio

COMENTÁRIOS

  • Gabrieli - 04/04/2017 20h51
    Amei o projeto... e tenho uma terreno onde gostaria de aplicar a Arquitetura Vedica assim com fez.. este projeto reviveu meu sonho de lutar pelo meu porto seguro nesse mundo... Se puder me enviar informações sobre consultoria agradeço.

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.