Casa Curitiba

Projetada para um casal de filósofos e professores universitários com dois filhos, a casa Curitiba é um volume branco, ...

Projetada para um casal de filósofos e professores universitários com dois filhos, a casa Curitiba é um volume branco, ortogonal, mediada por um pátio central. A maior parte das portas e janelas não está voltada para as áreas externas e sim para este pátio que é responsável pela iluminação e ventilação dos ambientes centrais da casa.
 
Como o terreno possuía um declive, a residência foi implantada na cota elevada, abaixo ficando espaço para garagem e um quarto de hóspedes. No espaço central com pé-direito duplo fica o pátio que funciona como uma varanda vertical, dividindo a casa em dois blocos com fechamento em portas de correr de vidro. O programa prevê ambientes sociais neste primeiro piso e área íntima no superior.
 
Para o espaço central estão voltados: a sala de estar, a biblioteca e mais duas varandas do pavimento superior. Das varandas suspensas pode-se apreciar a mata de Araucárias que divide a propriedade com a vizinha. No bloco frontal fica a biblioteca que possui uma extensa abertura horizontal para a rua.
 
Os quartos que ficam no pavimento superior são interligados por uma passarela que tem ao fundo uma parede azul, um dos destaques do projeto. Esta passarela parece flutuar sobre a faixa transversal do terraço, com piso de ladrilho hidráulico que atravessa a casa, ao mesmo tempo dá escala e sombra ao pátio central. O resultado é uma casa que segundo os arquitetos oferece uma relação mediada com o exterior, devido à sua implantação em “U”.
 
 
Ficha técnica:
Localização: Curitiba-PR
Área: 892,55 m² terreno - 313,60 m² construída
Ano: 2002/2005
Número de pavimentos: 3
Projeto de arquitetura: Una Arquitetos
Fotos: Nelson Kon e Victor Fernandes