Casa CF

Os arquitetos Paulo Jacobsen e Thiago Bernardes conceberam uma edificação leve, transparente e horizontalizada para a casa ...

Os arquitetos Paulo Jacobsen e Thiago Bernardes conceberam uma edificação leve, transparente e horizontalizada para a casa CF, localizada no condomínio de Portogalo emAngra dos Reis, litoral do Rio de Janeiro. Osmateriais utilizados foram a estrutura de aço, pedra, madeira, vidro e cerâmica. A residência possui espaços amplos e as grandes aberturas permitem o desfrute da paisagem entre o mar e as montanhas.
 
Projetada para ser um refúgio para a família, a casa está dividida em dois pavimentos. No térreo ficam os ambientes sociais, de estar e jantar que se abrem em painéis de vidro, a área de lazer e a piscina que parece ser uma continuação do mar. Os quartos, localizados no pavimento superior, possuem varandas em madeira Peroba, oferecendo uma vista privilegiada para o oceano e quebrando o branco da fachada. A madeira também é utilizada no interior da casa e como forro do teto.
 
Bordas transparentes no telhado permitem a entrada de luz natural e protegem das chuvas comuns na região. Há no topo da casa um espelho d´água com pastilhado verde imitando o tom do mar, camuflando a residência quando vista de cima. Este efeito e o fato da casa estar implantada numa encosta passa a ideia de integração à paisagem natural.
 
Localização: Angra dos Reis-RJ
Ano: 1997
Área: 480 m² construída
Número de pavimentos: 2
Projeto de Interiores: Bernardes + Jacobsen Arquitetura
Fotos: Leonardo Finotti