Casa Ribeirão Preto

A casa de Ribeirão Preto está estruturada em quatro pilares. O terreno rochoso permitiu que as fundações ...

A casa de Ribeirão Preto está estruturada em quatro pilares. O terreno rochoso permitiu que as fundações ficassem a um metro e meio de profundidade. Como o terreno já havia sido descaracterizado, o volume de terra existente foi reorganizado, possibilitando a implantação de três jardins em níveis distintos.
 
O jardim da rua (nível 2.00) estende a sala elevada incorporando e aproveitando o recuo de frente. O jardim dos quartos (nível 1.80) sombreia a face norte e oferece uma área externa mais resguardada como extensão dos ambientes mais íntimos. E o jardim do pátio (nível 1.20), a meio nível, faz a passagem suave entre os dois pavimentos e desfruta das pequenas distâncias verticais conseguida pela solução estrutural.
 
A residência possui um conjunto de vigas que estrutura as duas lajes por cima, utilizando tirantes a exemplo do MAM de Affonso Eduardo Reidy e do MASP de Lina Bo Bardi. A planta da casa tem o formato de “U” onde a área social fica na frente do lote, a área íntima de quartos e banheiros no fundo e a entrada, área de serviço e circulação na área ficam voltadas para a lateral direita.
 
Como Ribeirão Preto é uma cidade quente na maior parte do ano, os vidros foram deslocados para fora do alinhamento da laje inferior, facilitando a ventilação. E na laje de cobertura foi colocado um espelho d´água um recurso térmico largamente adotado por Mendes da Rocha na década de 60.
 
 
Ficha técnica:
Localização: Ribeirão Preto-SP
Ano: 2000/2001
Número de pavimentos: 2
Projeto de arquitetura: MMBB Arquitetos - Angelo Bucci, Fernando de Mello Franco, Marta Moreira e Milton Braga
Fotos: Nelson Kon

COMENTÁRIOS

  • Stefani Dos Santos Aguiar - 26/09/2020 20h40
    Sobre o uso e fixação do vidro na estrutura de concreto? qual tipo de vidro? qual foi o método de fixação desse vidro? a montagem foi toda feita na obra ou na fabrica ?

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.