Casa Mariante

Localizada em um condomínio fechado na divisa dos municípios de Santana do Parnaíba e Barueri, a casa Mariante destoa ...

Localizada em um condomínio fechado na divisa dos municípios de Santana do Parnaíba e Barueri, a casa Mariante destoa das demais casas do lugar pelo seu projeto conceitual, característico da Escola Paulista: um volume de concreto e vidro em linhas retas e quadradas. O projeto acompanhou as medidas do terreno que tem 20 metros de frente e 40 de fundo, formando dois quadrados contíguos. A casa é suspensa por quatro apoios e está dividida em três pavimentos: térreo, superior e terraço.
 
No térreo, aonível da rua, a área é parcialmente livre, pois apenas um dos cantos está ocupado com área de serviço e dependências dos empregados. O espaço que sobra é utilizado como garagem, uma característica modernista.
 
No pavimento superior estão localizadas as áreas sociais e íntimas da residência como living, quartos, banheiros e cozinha. Esse pavimento é umprisma fechado, formado por painéis de cimento prensado e madeira nas laterais, com janelas em fita, que se abrem utilizando um interessante sistema similar ao da régua paralela, com peitoril baixo. Possui ainda grandes panos de vidro de fora a fora, destacando-se facilmente na paisagem do condomínio.
 
Por último o terraço, onde o arquiteto implantou a área de lazer, promovendo o máximo de aproveitamento do terreno. O espaço de lazer é ligado por passarelas ao fundo do terreno e possui um espelho d’água que auxilia no conforto térmico da residência. A circulação na casa é um ponto que merece destaque. No centro da residência há aberturas que contêm dois lances de escadas com iluminação zenital, que ligam os três pavimentos.
 
Ficha técnica:
Localização: Aldeia da Serra - São Paulo
Ano: 2001/2002
Área: 300 m² construída
Número de pavimentos: 3
Projeto de arquitetura: MMBB Arquitetos - Angelo Bucci, Fernando de Mello Franco, Marta Moreira e Milton Braga
Fotos: Nelson Kon