Casa Iporanga Guarujá

A casa de Iporanga, projetada por Isay Weinfeld, fica no Guarujá, litoral paulista. Com cerca de 875 metros quadrados, a residência ...

A casa de Iporanga, projetada porIsay Weinfeld, fica no Guarujá, litoral paulista. Com cerca de 875 metros quadrados, a residência tem como ponto forte a localização, rodeada pelo mar e pelas palmeiras. O arquiteto aproveitou a paisagem para realizar um projeto que se encaixa perfeitamente ao ambiente exuberante, abrindo-se para a praia.
 
No pavimento térreo, as portas são envidraçadas aproveitando o melhor da luz natural. As salas de estar e jantar são integradas à ampla varanda. No pavimento superior as portas se abrem para um terraço com parapeito de vidro. Os ambientes privativos, como os quartos, possuem grandes janelas e foram revestidos por placas perfuradas chamadas muxabis. Destaque da construção, esta espécie de treliça, característica da arquitetura moura foi muito utilizada no Brasil Colônia e mais tarde por arquitetos como Lúcio Costa e Niemeyer na década de 50. Isay faz uma releitura dos muxabis que funcionam em seu projeto com protetores do sol e ao mesmo tempo garantem a privacidade e deixam os ambientes íntimos da casa mais ventilados.
 
Grandes vãos, característicos dos programas desenvolvidos pelo arquiteto, estão presentes em ambos os andares promovendo uma integração total entre interior e exterior. A piscina vista da varanda da casa parece ser uma continuação do mar. A casa Iporanga foi premiada pelo IAB-SP (Instituto dos Arquitetos do Brasil – São Paulo) em 2006.
 
 
Ficha técnica:
Localização: São Paulo-SP
Área: 875 m²
Número de pavimentos: 2
Ano: 2004/2006
Projeto de arquitetura: Isay Weinfeld
Fotos: Nelson Kon

COMENTÁRIOS

  • Joao - 25/07/2017 18h36
    Está à venda a casa?

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.