Casa Sumaré

Essa casa foi projetada por Isay Weinfeld para uma designer gráfica que desejava um local para morar e trabalhar. A proprietária ...

Essa casa foi projetada por Isay Weinfeld para uma designer gráfica que desejava um local para morar e trabalhar. A proprietária queria ainda poder praticar natação e balé, além de receber confortavelmente amigos e clientes.
 
Weinfeld trabalhou com a mistura de materiais, além do contraste de cores e texturas neste projeto. Concreto, vidro, madeira, tijolo cobogó e o metal. Destacando a escada vermelha em espiral nesse último material.
 
Por causa da lei de construções que limita a altura dos edifícios, a casa podia ter apenas dois pavimentos, mas Weinfeld solucionou essa questão colocando o estúdio no subsolo. Mas para quebrar um pouco o ar “underground”, o arquiteto acrescentou um toque de verde, integrando o estúdio a um pequeno jardim.
 
Logo acima, no pavimento térreo, ficaram localizadas as sala de estar e jantar, a cozinha, com vista para um jardim mais amplo. Na sala, Weinfeld projetou uma estante-galeria onde a proprietária expôs sua coleção, que vão desde obras de arte e objetos de design vintage.
 
No piso superior, ficaram as áreas de uso mais privado da cliente. Sua suíte, um quarto para hóspedes, a sala de balé e a área de lazer com a piscina. Um detalhe na suíte principal é destaque os elementos vazados cobogós que emprestam um ar moderno, e ao mesmo tempo, permitem uma vista privilegiada da cidade.
 
Ficha técnica:
Localização: São Paulo-SP
Área: 598,39 m²  construída - 700 m²  total
Número de pavimentos: 3
Ano: 2003/2007
Projeto de Arquitetura: Isay Weinfeld
Fotos: Nelson Kon e Leonardo Finotti