Casa HB – São Paulo

Essa casa foi um verdadeiro desafio para Andrade e Morettin, pois a proprietária da casa é arquiteta, conhece arquitetura ...

Essa casa foi um verdadeiro desafio para Andrade e Morettin, pois a proprietária da casa é arquiteta, conhece arquitetura e acostumou-se a viver em ambientes abertos e conectados. A residência possui vários aspectos incomuns, começando pelo jardim exuberante, com paisagismo de Isabel Duprat. Ele foi dividido em duas partes envolvendo a construção principal. A parte da frente do jardim, formado por espécies raras, é apenas para contemplação, já a parte posterior é usada por moradores e visitantes.
 
Nesse projeto diferenciado constam apenas três suítes, e não há piscina nem churrasqueira. O destaque está numa sala de estar ampla, integrando a cozinha americana, a sala de jantar, o living e um ambiente de múltiplo uso, que pode funcionar como biblioteca, escritório e sala de música e TV. No volume anexo ficou localizado o pavilhão de serviços. E acima ficou o setor íntimo da residência.
 
A estrutura do volume de vidro foi projetada para que ele parecesse flutuar sobre o jardim, sustentado pelo pilar central de concreto armado, abrigando também a escada de acesso ao pavimento superior, um dos destaques do projeto. O espaço da escada é quase uma capela segundo definem os arquitetos. Seu design foi desenvolvido com o auxílio de maquetes em escala ampliada. A articulação entre os planos horizontais e o pilar de sustentação é reforçada pela criação de vazios ao redor de toda a caixa de concreto, que são utilizados também para trazer luz natural da cobertura para o interior da casa.
 
Mas o que mais chama a atenção nessa casa singular é o volume superior todo envidraçado e com uma aplicação em serigrafia que simula uma espécie de camuflagem de folhas, desenvolvido com pelo escritório Andrade Morettin. O vidro externo, que também funciona como brise, pode ser aberto na parte mais utilizada, através de sistema automatizado. Tem-se a sensação de que o paisagismo está sendo refletido pelo vidro, aumentando a integração entre interior e exterior da residência.
 
Ficha técnica:
Localização: São Paulo-SP
Área: 903 m² construída - 2140 m² total
Número de pavimentos:
Ano: 2006/2008
Projeto de Arquitetura: Andrade Morettin
Fotos: Nelson Kon