FILME CASA ESCALADA - ARQUITETO LEO ROMANO

1060

A Casa Escalada é um projeto cuja ousadia se dá em forma de poesia, um diálogo entre arquitetura e natureza. As condições físicas e topográficas, assim como a orientação solar e dos ventos, foram decisivas para idealizar os volumes da casa. A poética, que é uma assinatura de Leo Romano, está na maneira como o projeto ganhou forma. Uma parede de escalada erguida com estrutura curva no térreo ganhou o status de espaço queridinho do morador, que inclusive aparece escalando no filme. E não por acaso dá nome ao projeto. “O fato de o terreno ter uma queda muito grande, nos proporcionou um partido arquitetônico que valorizasse a própria casa e também a bela vista do local”, afirma o profissional.

No volume principal, a área social e de lazer é definida por uma laje escultória. O concreto protendido acontece como uma suave linha curva, quase como uma folha pairando no ar. Em contraponto, a área social se faz presente por um volume retangular sólido, que ao mesmo tempo em que se apresenta “flutuar” sobre dois pilares escultóricos. Sob este volume, convivem harmoniosamente jardim, garagem e um muro de escalada. O layout do interior da residência traz obras de artistas renomados, como Marcelo Solá, enquanto no mobiliário há as assinaturas de Oscar Niemeyer e Sérgio Rodrigues.

Partindo da calçada, o acesso social acontece por uma rampa sinuosa em meio a um pequeno bosque de palmeiras, fazendo deste percurso um agradável passeio. No pátio frontal a casa, o deck recebe a piscina. Alguns degraus acima, a varanda conecta garagem e praça, dando de maneira bastante informal as boas vindas aos moradores e visitantes. Entre varanda e salas, uma esquadria com portas de correr se abre quase que na totalidade, integrando os espaços de convívio de modo bastante natural.

Gostou do projeto? Se você ficou interessado em conhecer mais sobre o trabalho do arquiteto Leo Romano, clique aqui e confira mais alguns dos projetos assinados pelo profissional.


 


COMENTÁRIOS

Barbara e Dener 22/04/2017 09h33

Muito liiiiiiiiiiiiindo

Alessandro Carrijo 10/04/2017 13h35

Leveza e harmonia na composição do projeto! Parabéns professor Léo Romano!

Juracy 31/03/2017 13h55

Projeto que emociona,muito bom.

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.