Arte do século XXI

Chega ao Brasil exposição que reúne obras do museu italiano MAXXI

Publicado em: 08/08/2016
Desde o início de Julho, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro sedia a exposição Arte em Cena: Obras da Coleção MAXXI – Museu de Arte do Século XXI, que reúne 30 obras do prestigiado museu italiano. A curadoria é de Anna Mattirolo e apoio cultural da Fundação Proa, com patrocínio da Enel - parceira desde 2015 da Fundação MAXXI.



A exposição trouxe para solo brasileiro toda a abrangência e diversidade do rico acervo italiano, que transita pela arte povera e chega à exploração do uso da tecnologia. Termo criado pelo curador italiano Germano Celant, a arte povera refere-se a um movimento artístico desenvolvido na segunda metade da década de 60, onde materiais não convencionais como sacos, jornais, cordas, trapos, entre outros, foram adotados nas obras de arte. Seus adeptos buscavam fazer uma crítica ao processo industrial e, consequentemente, ao empobrecimento da sociedade que passou a ser guiada pelos ideais de acúmulo de bens materiais.



Os visitantes da Mostra no Rio de Janeiro serão impactados com fotografias, desenhos, pinturas, gravuras, instalações, vídeos e maquetes de projetos arquitetônicos. Ao todo, obras de 19 artistas figuram nesta intrigante exposição. Os interessados têm até 11 de setembro para descobrir mais detalhes sobre esse universo italiano das artes.
Segundo palavras da curadora Anna Mattirolo, a mostra “quis enfatizar o traço teatral que os latinos podem reconhecer, já que há uma grande tradição de teatros italianos em muitas cidades do mundo. Contamos uma história com imagens, representações de uma sensibilidade abrangente, de um imaginário político, social e existencial em que artistas param para gerar e cruzar propostas sugestivas”.  Portanto, Arte em Cena consegue congregar diversos pontos de vista e práticas artísticas contemporâneas que dão conta do espaço de exibição como cenário, do artista como performer e da cultura do espetáculo.



O Museu Nacional de Artes do Século XXI – MAXXI foi projetado pela arquiteta Zaha Hadid e inaugurado em 2010, em Roma. Tornou-se o primeiro museu de arte moderna da cidade. Foi concebido para servir como um laboratório de oportunidades para a produção e criação artística da atualidade. Um local onde fosse possível se estabelecer um diálogo entre a arte e a arquitetura.

Mostra MAXXI

Local: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Até 11 de setembro de 2016
De terça a sexta, das 12h às 18h
Sábado, domingo e feriado, das 11h às 18h
Ingresso: R$14,00
Estudantes com mais de 12 anos, e adultos a partir dos 60 anos: R$7,00
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo, Rio de Janeiro
Telefone: 21. 3883.5600
www.mamrio.org.br