Rio 360º

Exposição de Cláudio Edinger presenteia o público com imagens aéreas da capital fluminense

Publicado em: 01/08/2016


O cultuado Cláudio Edinger acaba de lançar a exposição MachinaMundi - Rio do céu, que reúne uma seleção de fotos aéreas de sua cidade natal, o Rio de Janeiro. O trabalho é resultado de uma apurada pesquisa de 15 anos conduzida pelo fotógrafo, que também acumula habilidades de escritor, diretor de arte, editor e curador.



Ao lançar mão da técnica do foco seletivo, Edinger direciona a câmera para um ponto específico do cenário urbano, permitindo que a projeção da imagem captada seja diretamente aproximada para nossos olhos. Tal técnica permite à fotografia ir além da mera representação, fazendo um convite ao público para um olhar mais aprofundado da paisagem retratado.Um trabalho que merece ser visitado na Galeria Lume, na capital paulista, em exibição até o dia 28 de agosto.



Contando anos de experiência como fotógrafo, Edinger viu seu talento para a arte ser despertado ainda nos anos 70. Seus registros sobre o EdifícioMartinelli, em São Paulo, renderam-lhe a sua primeira exposição individual no aglamado Museu de Arte de São Paulo (Masp). No ano seguinte, em 1975, ele decidiu se impor um novo desafio e mudando-se para Nova York, onde estabeleceu  moradia até 1996.



De lá, assinou diversos registros para os principais jornais brasileiros como Folha de São Paulo e Estadão, além de contribuir com as prestigiadas publicações norte-americanas Times, Newsweek e Rolling Stones.



Sua convivência com a comunidade  judaica no Brooklyn lhe rendeu uma série de fotografias em preto e branco que retratavam as tradições e costumes da comunidade. A série montada durante dois anos ganhou exibição no International Center ofPhotography. No final dos anos 70, Edinger teve a oportunidade de registrar personalidades excêntricas que frequentavam o Chelsea Hotel, para onde se mudou. Figuras como Bob Dylan, Jimmy Hendrix, Janes Joplin e Andy Warhol estão em seu compêndio de imagens da época, que resultou em seu primeiro livro, o Chelsea Hotel. A obra recebeu a LeicaMedalofExcellence e é considerado um clássico da fotografia dos anos 70.
 

Nesta atual mostra, o Rio do céu, Edinger tem a oportunidade de resgatar sua ligação com a cidade do Rio de Janeiro, quebrada ainda na sua infância quando sua família optou por morar em São Paulo. Como ele mesmo se autodefine: seu coração sempre foi carioca. Uma nova forma de absorver as paisagens do Rio, sob perspectivas inusitadas e aéreas.