Talento brasileiro

Arquiteto Isay Weinfeld vence concurso e assume a reforma do novo restaurante Four Seasons em Nova Iorque

Publicado em: 20/06/2016


O brasileiro Isay Weinfeld foi o arquiteto selecionado para projetar o novo restaurante Four Seasons, em Nova Iorque. Vencedor do concurso que escolheria o profissional responsável pela obra, Isay garantiu que o lugar será construído do zero e passará por uma mudança total de conceito. Localizado no térreo do edifício Seagram, ele foi desenhado pelo alemão Mies van der Rei e o americano Philip Johnson em 1959.



O restaurante é um dos endereços míticos da cidade, com habitués dos mais importantes do mundo e culinária sempre impecável. Uma das principais novidades da obra é seu novo endereço: 280 Park Avenue. A reforma deve durar 18 meses, sendo seis meses dedicados às mudanças estruturais do prédio e outros doze para as demais etapas da construção, inclusive a decoração. E a nova sede é estrategicamente próxima da antiga, além de se tratar de um prédio corporativo premium, era um pedido dos clientes ter o restaurante no mesmo bairro.



A proposta é envolver o empreendimento em uma arquitetura contemporânea, mas que ainda respeite a tradição. Isay Weinfeld venceu profissionais do mundo inteiro, avaliados pelo crítico de arquitetura Paul Goldberger, juntamente da família Bronfman, que fundou o restaurante, e pelos atuais sócios do Four Seasons, Alex von Bidder e Julian Niccolini.



Sobre o arquiteto
Nascido em São Paulo em 1952, Weinfeld é considerado um dos melhores de sua geração. Graduado pela Mackenzie, onde posteriormente chegou a lecionar Teoria da Arquitetura, ele também deu aulas de Expressão Cinética na Faculdade de Comunicação da FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado. Entre os inúmeros prêmios que ele coleciona figura Mipim Architectural Review Future Project Award 2009. Nesse mesmo ano o jornalista e arquiteto americano Raul Barreneche lançou um livro sobre Weinfeld.