La mia casa , la vostra casa

Assinado por Patrícia Urquiola, hotel em Milão mistura ares clássicos e design moderninho para homenagear a cidade

Publicado em: 02/05/2016
Localizado no coração de Milão, o Room Mate Giulia é um hotel boutique de atmosfera abstrata e charmosa, com referências culturais e estéticas à cidade. Sediado em um edifício de 1910, com ares de casa, o lugar tem 85 quartos e é o primeiro hotel da cadeia espanhola Room Mate em Milão. Como uma espécie de homenagem moderninha à capital lombarda, quase todos os elementos utilizados nos interiores pela arquiteta Patrícia Urquiola têm uma razão de ser.

De acordo com a arquiteta, a cidade está presente nas cores, materiais e até mesmo na mescla de linguagens do décor. O piso do lobby recebeu o mesmo mármore rosado visto na Piazza Duomo, por exemplo, enquanto a parede curva do espaço ganhou tijolos de terracota, típicos da arquitetura italiana. Há composições geométricas e tridimensionais por toda parte, fazendo alusão às artes gráficas. Urquiola ainda recorreu a uma paleta de tons quentes, com forte incidência de amarelos, vermelhos e alaranjados, associada a elementos vintage.

Molduras de vidro e fio de aço sinalizam a história da fabricação de Milão, enquanto a disposição de obras de arte penduradas muito acima da altura dos olhos chama a atenção pela ousadia. O bar de café da manhã, por exemplo, apresenta telas metálicas e detalhes em latão, que remetem aos bondes milaneses. Nos quartos, os espaços têm ares domésticos e familiares, com foco na praticidade da estadia, na intenção de fazer o hóspede sentir-se em casa. Pontos de puro charme, os papéis de parede dos quartos são coloridos e repletos de brincadeiras geométricas. Fato que merece menção é que o Giulia disponibiliza sinal wi-fi ilimitado por toda a Milão.

Confira o trabalho de Patricia Urquiola no Hotel Giulia: