Tecnologia ecologicamente correta

D2F Engenharia implanta sistema de aproveitamento da água de chuva cuja economia pode chegar a 30%

Publicado em: 15/04/2016
Construtora paulistana responsável pela reforma do Parque Ibirapuera, a D2F Engenharia sempre estabeleceu uma relação de preocupação com a sustentabilidade em suas obras. A empresa agora oferece um sistema de captação e aproveitamento de água da chuva. O funcionamento é simples: toda a água que cai sobre o telhado é coletada por calhas que, por meio de condutores de descida, levam para um reservatório instalado no piso externo, passando por uma filtragem simples de materiais como folhas de árvores. Cerca de 90% do que foi coletado é destinado ao tanque e apenas 10% é descartado na rede pluvial convencional.

“Falar sobre economia de água não é apenas fechar a torneira, mas também encontrar alternativas sustentáveis e conscientes. Por isso, com este mecanismo de reutilização da água da chuva queremos mostrar que é uma ação simples e traz benefícios em longo prazo”, afirma Daniel Fazenda Freire, diretor-executivo da D2F Engenharia.

Com este sistema, a construtora reutiliza a água da chuva em todas as suas obras. O que foi acumulado no tanque passa por um tratamento automático e em seguida é bombeada para um segundo reservatório sobre o telhado, de onde pode ser utilizada para descarga sanitária, lavagem de pátio de obra, lavagem de vias de acesso, entre outras utilizações não-potáveis.

Entretanto, a reutilização não é feita apenas para o canteiro da obra. A construtora, que contabiliza 400 projetos no portfólio, entre eles os de estabelecimentos como Bacio di Latte e Starbucks, também disponibiliza o projeto de capitação da água da chuva aos clientes que desejarem ter em suas residências por um custo inicial de R$ 15 mil. Com este mecanismo de aproveitamento da água pluvial, a economia pode chegar a 30% nas contas de consumo.
 
O projeto da Residência da Marina do Guarujá, pensado e personalizado pelo escritório Sá e Cione Arquitetura e Interiores juntamente com a compatibilização, administração, trabalho construtivo planejado da equipe D2F Engenharia, resultou em uma residência inteligente, que contou com o sistema de captação da água da chuva. Confira fotos do projeto: