EVELYN GRACE ACADEMY

O primeiro projeto da arquiteta iraniana Zaha Hadid em Londres teve como objetivo promover a revitalização urbanística (…)

Quinta, 31 de março de 2011
O primeiro projeto da arquiteta iraniana Zaha Hadid em Londres teve como objetivo promover a revitalização urbanística da região e a inserção social dos jovens da comunidade local, formada por imigrantes de ex-colônias da África e Caribe. O prédio de linhas sinuosas e ao mesmo tempo fortes leva a assinatura da arquiteta. Foram usados o concreto aparente e o vidro em desenhos geométricos que brincam com retas e curvas.
 
 
A escola foi dividida em quatro menores com o objetivo de aproximar alunos e professores e separar as faixas etárias. No piso térreo estão concentradas as instalações de uso comum. No primeiro e o segundo pisos, funcionam as duas unidades de ensino fundamental: Evelyn e a Grace Middle Schools, e o terceiro andar abriga as duas escolas de ensino médio: Evelyn e a Grace Upper Schools.
 
 
A arquiteta trabalhou com uma programação visual distinta, tanto interna quanto externamente, definindo uma identidade para cada uma das escolas. Zaha optou por separá-las horizontalmente, minimizando a circulação vertical dos estudantes das diferentes escolas. Os espaços de uso comum e controlado, como laboratórios e salas de pesquisa, ficaram no segundo e terceiro andar, e são utilizados por alunos de cada unidade em períodos diferentes.
 
 
Os demais espaços de uso coletivo são compartilhados por todos os alunos, o que promove a convivência nos momentos de lazer e de esportes. Já os ambientes internos possuem aberturas que maximizam a entrada de luz natural, como o auditório, refeitório, salas de dança, teatro e ginásio poliesportivo.
 
 
Dividida em quadras esportivas e pátios que se sobrepõem, a área externa pode inclusive ser usada pela comunidade nos finais de semana e férias.
Com esse projeto, Zaha Hadid mostra o uso da arte e o talento a serviço da inserção social.

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar!

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.