CHOCOLATE BRASILEIRO EM PRIMEIRO LUGAR

Desde os tempos em que cacau era sinônimo de dinheiro, o chocolate brasileiro não é tão valorizado. Após (…)

Publicado em: 30/03/2011
Desde os tempos em que cacau era sinônimo de dinheiro, o chocolate brasileiro não é tão valorizado. Após um período de crise, o sul da Bahia voltou a produzir cacau de alta qualidade. A mundialmente famosa marca francesa Valrhona de chocolates Premium decidiu incentivar a fabricação local produzindo o chocolate Macaé Pur Brésil, com 62% de cacau da variedade Forastero.
 

Com um valor também Premium, o chocolate que é vendido em pacotes de 3 kg a 300 reais, está destinado principalmente aos profissionais de pâtisserie. Mas também pode se tornar um presente saboroso para quem se dedica à arte das sobremesas. Provado e aprovado pelos Chefs franceses como Joël Robuchon e Pierre Hermé, o primeiro Valrhona fora das zonas tradicionais de produção merece o destaque.
 

O “puro brasileiro”, como já ficou conhecido, também recebeu elogios nos Estados Unidos. O site The Chocolate Life afirmou que o Macaé tem “uma longa persistência que derrete na boca, envolvendo o paladar com frescor e elegância. Tem notas de frutas secas, chá preto e cativa com seu aroma levemente apimentado”.
 
 
A Valrhona encomendou ao seu chef consultor, Alex Espiritu, a criação de duas sobremesas bem brasileiras para promoção do novo chocolate: a Capoeira, com manga, e a Caipirinha, com limão e gelatina de cachaça. A degustação pode ser feita no lounge da marca, em São Paulo.