ÁGUA SALGADA FICA DOCE ATRAVÉS DE CHIP

Já é possível converter água salgada em água doce a partir de um chip. Pesquisadores do MIT - Massachusetts (…)

Terça, 29 de março de 2011
Já é possível converter água salgada em água doce a partir de um chip. Pesquisadores do MIT - Massachusetts Institute of Technology, desenvolveram uma tecnologia que utiliza unidades portáteis recarregáveis com luz do sol ou baterias. Além de remover o sal, elas eliminariam 99% de contaminantes, vírus e bactérias. Uma solução para grandes tragédias como a do Haiti e importante para o futuro, já que as reservas de água doce do planeta são limitadas.
 
 
O método utiliza a concentração polarizada de íons, criado por Sung Jae Kim e Jongyoon Han, do departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação do MIT. A dessalinização é feita atualmente através da osmose reversa que necessita de membranas como filtro e exige bombas grandes para manter as altas pressões. No novo sistema o sal e microorganismos da água são eliminados de forma eletrostática por uma membrana chamada "íon-seletiva".

Os dispositivos são similares aos chips, porém utilizam o silicone na fabricação. São necessários 16 mil desses chips para produzir 15 litros potáveis por hora. Os testes indicam 99% de sucesso na remoção de sal e contaminantes. Ainda em processo de aperfeiçoamento, o sistema só deve entrar em escala comercial em dois anos.

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar!

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.