LUXO À MARGEM ESQUERDA DO RIO

A boêmia Rive Gauche, em Paris, é o novo endereço da Hermès. A nova loja foi construída no local ocupado (…)

Publicado em: 31/03/2011
A boêmia Rive Gauche, em Paris, é o novo endereço da Hermès. A nova loja foi construída no local ocupado pela antiga piscina do hotel Lutetia, de 1935 até o final dos anos 70, e leva a assinatura do arquiteto Denis Montel. O charmoso prédio art noveau, patrimônio histórico desde 2005, tem aproximadamente 1.400 m², tornando a megastore a segunda maior loja Hermès do mundo.
 
 
Logo na entrada da loja o cliente é recebido com flores com charmosa floricultura de 55 m² comandada por Baptiste Pitou, especialista escolhido a dedo pela Hermès. É um encanto para os sentidos as flores raras apresentadas em buquês cheios de lacinhos da grife ou em vasos decorados com as cores da maison francesa. Tudo complementado pela emblemática sacolinha laranja.
 

Uma livraria perfeitamente integrada ao ambiente oferece exemplares da grife (bien sûr!) - como “The Hermès Scarf: History and Mystique” e o recém-lançado "Daniel Buren: Photos-Souvenirs Au Carré" - e uma seleção de livros de arte, moda, cinema, design e exposições em cartaz em Paris. Para quem não abre mão das agendas e caderninhos da grife, há um quiosque recheado de belas opções. E logo ao lado estão os mundialmente famosos lencinhos de seda, a partir de 125 euros. Para quem desejar levar só uma lembrancinha assinada Hermès, há as faixinhas para cabelo ou pulso vendidas a 85 euros.
 

Já a edição limitada de carrés assinados pelo artista francês Daniel Buren está exposta no andar de baixo. É considerada uma verdadeira obra de arte e decoração. E modelos exclusivos, feitos a partir de uma moderna técnica nunca antes usada pela Hermès, saem por 5 mil euros.
O charmoso salão de chá Le Plongeoir fica no andar térreo e serve diferentes variedades da bebida, vindos da India, China, Japão e Sri Lanka pela marca Palais des Thés. Em contraste a cozinha não traz nomes famosos e serve os clássicos e infalíveis club sandwich e saladinha de frutas, leves e saborosos.
Dividido por temas, o andar inferior traz espaços bem definidos.
 
 
Dois são dedicados à linha casa. No primeiro, taças de cristais, jogos de talheres, toalhas de mesa e aparelhos de jantar. No segundo, tapetes, roupas de cama, almofadas e mimos para pets. As coleções prêt-à-porter masculina e feminina, as icônicas bolsas da grife, acessórios de equitação, sapatos, cintos e gravatas também ficam nesse andar. E em um cantinho mais reservado: a ala dedicada a joalheira.