CATEDRAL DAS SEMENTES E FIBRAS ÓPTICAS

Projetado pelo estúdio Heatherwick, o UK Pavillion da Expo Shanghai 2010 ganhou fama mundial rapidamente devido a sua forma única (…)

Segunda, 28 de março de 2011
Projetado pelo estúdio Heatherwick, o UK Pavillion da Expo Shanghai 2010 ganhou fama mundial rapidamente devido a sua forma única e impactante. O pavilhão de 20 metros de altura foi construído a partir 60 mil hastes finas e transparentes e, na ponta de cada uma delas, havia uma semente.
 
 
Durante o dia, as hastes funcionavam como fibras ópticas e iluminavam o interior do pavilhão. À noite, as luzes armazenadas nas hastes faziam com que toda a estrutura brilhasse.
 

Denominada Seed Cathedral (Catedral das sementes, em tradução literal), a construção mostrava o trabalho da Royal Britanic Garden. Além disso, foi um belo local de descanso ao ar livre para os visitantes da exposição. O interior do pavilhão era simples e silencioso, iluminado pelas luzes armazenadas nos cabos ópticos.
 
 
Em julho, a já então desmontada construção ganhou o prestigiado prêmio RIBA 2010 e concorreu também ao prêmio de “Melhor Edifício Público Novo” no Design Awards 2011, promovido pela revista Wallpaper*.

COMENTÁRIOS

Carlos Novaes 10/05/2017 09h22

Vocês possuem as plantas baixas? Preciso para um trabalho da faculdade.

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.