Karuselli, a poltrona mais confortável do mundo

Comprada pela Artek, a obra-prima do designer finlandês agora está no portfólio da Vitra.

Terça, 17 de novembro de 2015
Clássico e moderno, a Karuselli é o resultado de inúmeras experiências e encarna uma combinação revolucionária de ergonomia, materiais inovadores e novos métodos de produção. A Poltrona Karuselli considerada a mais confortável do mundo, apresenta uma estética distintiva, já que foi desenvolvida com base na forma e as proporções do corpo humano.

A primeira vista há pouca referência à cultura finlandesa na Karuselli, uma espreguiçadeira criada em 1964 e lançada no ano seguinte na Furniture Fair, em Cologne, pela marca nórdica Haimi. Desenvolvida pelo designer finlandês Yrjö Kukkapuro, a Karuselli foi avant-garde e progressiva, com uma concha feita de fibra de vidro materiais contemporâneos e um assento de couro escavado que sustentado por uma armação de metal, de modo a deixá-lo móvel.


Kukkapuro começou a desenvolver a cadeira de fibra de vidro na década de 1950, chegando à forma famoso em 1964. Como resultado de seus esforços persistentes, Kukkapuro finalmente concebeu uma forma que aliava ergonomia e arte.Junto com outras peças, como seu sofá Ateljee e uma série de cadeiras tubulares, a Karuselli de Kukkapuro está em produção contínua desde a sua criação.


A poltrona, que faz parte hoje da coleção permanente do MoMa, do Victoria and Albert Museum, em Londres, do Vitra Design Museum, em Weil AM Rhein, do Museu de arte industrial, em Copanhegen, entre outros, agora compõe o portfólio da marca suíça Vitra. 

COMENTÁRIOS

Estella 20/11/2015 10h59

Que chique!! Parece muito confortável mesmo💝👏👏😊

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.