Vencedores do Concurso Anual Design Casa Cor Paraná

Ambientes chamaram a atenção por questões como a responsabilidade ambiental e o consumo consciente

Segunda, 10 de agosto de 2015
Há 21 anos inspirando conforto e elegância, sempre com foco melhorar a qualidade de vida das pessoas, a Casa Cor Paraná 2015 construiu seu projeto a partir do tema “Consumo Consciente”. Com forte compromisso com a prosperidade econômica do Estado e, frente às ameaças de grave crise hídrica, neste ano o tema da mostra chamou a atenção para as questões de responsabilidade ambiental.
Os cerca de 50 ambientes criados foram divididos em residenciais, comerciais, corporativos e também de gastronomia e eventos. A novidade desta edição ficou por conta da utilização de novas fontes de energia, como a iluminação por Leds, além do uso do gás natural. O tradicional concurso da Anual Design, em que internautas elegem os ambientes favoritos, no site e no instagram, também ocorreu na edição da Casa Cor Paraná.  Os vencedores ganharam a preferência do público. Nós aproveitamos para parabenizar todos os arquitetos, designers e decoradores pela beleza e funcionalidade dos ambientes apresentados nessa edição.

Site:

1º Jardim, fachada e Bilheteria - Simone Schulmeister




Valorizar o ambiente e aproveitar o que o espaço tem de melhor é uma das principais premissas dos arquitetos contemporâneos. Com Simone Schulmeister não é diferente. Ela assinou o Jardim, Fachada e Bilheteria da CASA COR, um espaço de 241 m² utilizado com muita criatividade. O uso de materiais e soluções sustentáveis e a iluminação em LED predominam no ambiente. O deck foi feito com sobras de madeira e resíduos plásticos. A cobertura da bilheteria apresenta um telhado verde e é possível encontrar ao longo da praça troncos e copas de árvores retirados de rios e de matas. Todos estavam em seu formato natural e foram transferidos para o ambiente como esculturas e cachepots, justamente para mostrar a exuberância real da natureza.

2º Living - André Bertoluci e Martha Coelho



Com o objetivo de receber familiares e amigos de forma intimista, os arquitetos André Bertoluci e Martha Coelho apresentaram um projeto que contempla um estilo decorativo, harmonizando detalhes clássicos com o moderno. O projeto explorou as composições, o clima intimista e o aconchego. Com recursos modernos e confortáveis, o espaço de aproximadamente 38 m² apostou na linearidade e priorizou o uso de cores claras. O mobiliário também seguiram a mesma linha com tons claros. O diferencial do projeto está na estante de três metros de altura desenhada pelos arquitetos. O ambiente explorou as composições, como o revestimento em MDF amadeirado com o papel de parede off white com desenho geométrico. A ausência de cores nos móveis soltos, como as duas chaises longue e o sofá brancos, evidenciam os objetos de decoração e as obras de arte.

3º Lounge Compagás – Marcelo Lopes



No Lounge Compagas, o gás natural tem destaque na lareira de pedra em granito pietra fina, um processo de corte que permite obter pedras com baixas espessuras para gerar iluminação interna. Segundo o arquiteto, a presença da lareira garante maior conforto térmico ao ambiente com segurança e praticidade. O tema do ambiente foi o luxo, e as inspirações de Lopes foram as grandes grifes. Entre os elementos, vários espelhos, para reforçar o glamour, iluminação intimista, para buscar o aconchego e a sofisticação, e tons mais sóbrios, como preto e prata. O arquiteto também utilizou no espaço artigos de antiquário, peças em bronze e um biombo chinês, duas telas da artista plástica paulista Sila Lima, especializada em ambientes sofisticados, além de cortinas de veludo e poltronas italianas em couro, tudo para reforçar o tema.

Instagram:

1º Living da Atriz - Daniele Viesser




A atriz paranaense Maria Fernanda Cândido ganhou uma homenagem da arquiteta Danielle Viesser. O ambiente dá prioridade à convivência familiar e utiliza elementos que valorizam o conforto, a praticidade e a sofisticação. A madeira é destaque no teto, painel e uma das paredes que acomoda o quadro pintado por Marcedo Pacionick. O espelho em bronze foi escolhido para compor com a madeira e criar um ambiente elegante. Na parede oposta, a lareira ecológica em mármore aquece o ambiente e cria um espaço perfeito para acomodar uma das paixões da atriz: a leitura. Para atender essa demanda, duas estantes em preto formam um pórtico na entrada e recebem os livros. A iluminação indireta contribui para deixar o ambiente ainda mais aconchegante. O mobiliário tem cores claras e caramelo e harmoniza com as cortinas em linho.

2º Lounge Compagas - Marcelo Lopes



O lounge Compagas, além da terceira colocação no site, tamém conquistou o segundo lugar no instagram. O arquiteto se inspirou no luxo e nas grandes grifes. Ele também utilizou alguns elementos como espelhos e iluminação intimista para buscar o aconchego e a sofisticação.

3º Anexo Gazeta do Povo - Yara Mendes



Inspirada na diversidade do uso do espaço, a decoradora Yara Mendes desenvolveu o Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo, dentro da CASA COR PARANÁ.  O projeto concentra vários áreas com arte, luxo, gastronomia. A tendência era remeter a natureza, com palhas, texturas de madeiras e linho nos tecidos. Uma mesa de jantar em acrílico, e uma mesa de centro em resina com uma fatia de tronco de árvore natural, ambas feitas sob medida especialmente para o espaço, se destacam. O projeto luminotécnico tem iluminação em LED. A sustentabilidade está presente também no tampo da cozinha em Neolith, desenvolvido em um material novo e
ecológico. Para levar ao espaço, um túnel com obras do João Turin especialmente selecionadas para o projeto.

A Anual Design parabeniza todos os participantes que contribuíram divulgando esta concorrida disputa para amigos, familiares e demais contatos.


COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar!

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.