Bike Design

Depois de atingir roupas, carros e acessórios, a cultura da customização chega às motocicletas, produzindo peças únicas e com um design inigualável

Publicado em: 24/03/2020
Foto: Luiz Moretti

Harley Davidson Sportster 883 ´´café com leite´´ feita do zero

É possível conhecer uma pessoa observando sua moto? Através da customização de peças – que pode incluir pinturas, desenhos e modificações –, modelos antigos ou novos são transformados em maravilhas do motociclismo. O processo é demorado e feito sob medida, por isso, muitas vezes o produto final reflete gostos ou características pessoais do seu dono, que podem ser o apreço por certo esporte, tipo de filme ou estética automobilística.

O sucesso do reality show americano “American Chopper”, transmitido no Brasil pelo canal a cabo People & Arts, divulgou essa tendência para o mundo. Nele, uma família produz motos personalizadas dos mais diversos estilos. A “Cultura Custom”, como é chamada, virou tendência e conquistou celebridades como George Clooney e Billie Joe, vocalista da banda punk Green Day. No Brasil, entre os adeptos que personalizaram suas motos estão o chef Alex Atala, a apresentadora Adriane Galisteu, o estilista Ricardo Almeida e o paisagista Gilberto Elkis. A de Atala, por exemplo, é uma H-D Softail 2005 que, depois de muitas experimentações de tinta, recebeu o tom “branco osso”. O modelo ainda teve seu tanque remodelado e alterações no painel, farol, lanternas, bancos e escapes.

Foto: Aleruaro

Cajú e o chef de cozinha Alex Atala

Um dos precursores dessa tendência em território nacional é Fabiano Depercia, mais conhecido como Caju, que trabalha com customização há mais de dez anos. Caju coordena uma oficina de transformação de motos no bairro Vila Olímpia, em São Paulo. Embora afirme que sua mania de transformar carros e motos existe desde adolescente, foi no período que Caju morou em Nova York que ele adquiriu conhecimento e referências sobre esse tipo de trabalho.

Foto: Luiz Moretti

Honda 500 Four Scrambler 1974

Foto: Luiz Moretti


Triumph Rocket III estilo street fighter com motor de 2300cc

“Os crescentes números de produção e vendas de motos são um dos principais fatores para o aumento da procura pela customização”, explica Caju. “Quando comecei o trabalho de customização, 20% dos compradores de motocicletas pensavam em ter uma moto personalizada. Hoje, 70% deste público têm vontade de ter uma chopper”, conta. “E não é uma customização qualquer. É cada vez maior a procura pela customização mediana e pesada”, completa. A Harley Davidson Sportster 883 “café com leite”, por exemplo, foi feita do zero e recebeu pinturas em tons de creme e marrom.

Foto: Luiz Moretti

Sportster 883 ´´puzzle´´ com pintura em aerografia

Diferentemente das customizações contemporâneas e futuristas do “American Chopper”, Caju segue uma linha mais vintage, com elementos de época que se inspiram nos modelos de motos das décadas de 40 e 50. O trabalho é artesanal e cuidadosamente realizado. Um dos maiores diferenciais das motos que passam pelas suas mãos são as parcerias com artistas e tatuadores, que desenham nos tanques das motos verdadeiras obras de arte. A pintura pode ser em aerografia ou até mesmo em tinta nanquim. O resultado é incrível e único – somente o dono poderá ter.

Foto: Luiz Moretti

Caju fazendo Pinstrips