A CHUVA, POR LEO ROMANO

A nova coleção promete derramar a inspiração do autor, conhecido por traduzir a riqueza da simplicidade em seu estilo de design

Publicado em: 18/03/2015
Foto de Divulgação

Leo Romano lança Coleção Chuva pela Decameron

Uma coleção fluida! É isto o que intui imediatamente quem bate o olho nos lançamentos de Leo Romano. A madeira, trabalhada em construção artesanal traz curvas precisas e cuidadosas. A estética plástica conduz por linhas puras e contínuas que revelam unidade escultural. Sem começo nem fim, as criações de Leo Romano, mais uma vez, exalam sua inspiração no equilíbrio da natureza.

Foto de Divulgação

Mesa de Jantar Chuva, com 3,00m de comprimento por 1,40m de profundidade e 0,74m de altura feito de madeira Freijó

Composta primordialmente por espelhos, aparadores, bancos, mesas laterais, mesas de centro e de jantar, o desenho dos objetos remetem a gotas. São produzidos individualmente através do uso do torno manual - o que compete um aspecto autoral a produção. Os tampos são laminados em madeira natural e lapidados com acabamentos quanto mais finos possíveis.

Foto de Divulgação
Banco Chuva

Nos móveis, tampos e pés se unem lembrando monoblocos esculpidos em linhas infinitas. A continuidade das linhas faz alusão semântica ao ciclo da chuva, sempre mudando de fase numa roda viva eterna. A água não começa ou termina, mas muda de estado, como fazem os contornos das peças lançadas pelo arquiteto, com traços estéticos líquidos.

Foto de divulgação

Aparador Chuva, com 2,75m de comprimento por 0,60 de profundidade e 0,97m  de altura, feito de madeira Freijó

A coleção “chuva” também inspirou sua leveza na suavidade com que a madeira pode ser tratada. Em escala industrial, as peças são reproduzidas seguindo parâmetros rigorosos de desenho e acabamento. Contudo, cada peça com viés escultural, traz consigo o DNA do marceneiro, que empresta um tanto de si no processo produtivo. A diversidade visual da madeira manuseada com a delicadeza do toque humano torna cada objeto da coleção, único e vivo.

Foto de divulgação

Mesa de Centro Unchuva, com 1,00m de comprimento por 1,00m de profundidade e 0,35m de altura confeccionada em madeira Freijó

Leo Romano apresentou parte das peças da Coleção Chuva em um ambiente que assinou para a Casa Cor Brasília 2014. Após o amadurecimento do desenho e o afinamento da técnica produtiva, Leo lança todas as peças entre os dias 17 e 22 de março na Decameron Design da capital paulista. Em maio, o arquiteto também estreia participação na mostra Casa Cor São Paulo. Recentemente, suas obras foram tema de uma edição da última temporada de “Casa Brasileira” na GNT.