NEW TATOO

Artista alemão inova em traço futurista repleto de beleza e personalidade.

Publicado em: 01/10/2014
Rebeldia, arte, exagero e liberdade. Tatuagens sempre foram uma forma de manifestação humana. Embora tenham significados específicos em algumas culturas, e de não serem aceitas em algumas sociedades, elas estão presentes em diversas passagens da história mundial. Exemplo disso são os peixes tatuados pelos cristãos, que se reconheciam por meio desta marcação na pele. Outro grande fato histórico que possui ligação com as tatuagens é o nazismo, que marcava judeus com números referentes aos campos de concentração aos quais eram enviados. Com o passar do tempo, algumas minorias passaram a utilizar desta arte como uma expressão de sua tribo. Com isso, houve a popularização da prática. Um dos primeiros grupos a utilizarem da tatuagem como forma de se perpetuar uma história foram os marinheiros ingleses. Desbravando os mares, esses marujos enchiam seus corpos com desenhos do que diziam ver e viver em suas viagens. Estão aí a origem de desenhos como monstros e caveiras.
A partir disso, com sua precoce popularização entre sujeitos com pouca expressão financeira e social, as tatuagens tiveram um renascimento marginalizado. Esses indivíduos eram os maiores clientes das tavernas, prostíbulos e lugares menos favorecidos das cidades, implicando, portanto, em mais um fator relacionado à negatividade dessa arte. Foi só no meio do século XX que as tatuagens começaram a circular também entre as classes mais altas da sociedade. De lá pra cá, iniciou-se o processo de reversão deste conceito, com diversos nomes se destacando na arte de perpetuar desenhos na pele.
Hoje, um nome vem causando frisson, sendo bastante requisitado. O artista independente e tatuador Chaim Machlev, que possui um estúdio em Berlim, capital da Alemanha, criou um estilo bem peculiar (e artístico) ao desenvolver seu trabalho. Denominado Dots to Lines – em tradução literal pontos a linhas –, as tatuagens de Chaim são incríveis e únicas. Feitas sob medida, as artes são criadas em cima de inspirações repassadas a ele numa pré-entrevista feita por e-mail.



Para agendar um horário com Machlev, é necessário enviar algumas informações por e-mail, incluindo um compilado com foto da parte do corpo a ser tatuada, local onde reside atualmente, dentre outras exigências disponíveis em seu site.





Mas, não pense que será missão fácil conseguir marcar uma sessão com o artista. O estúdio está com seus horários lotados pelos dois próximos anos. Para os contatos novos, feitos hoje, é pedido um prazo de dois anos de espera. Com o humor em alta, Machlev diz que os sortudos podem ser encaixados em cancelamentos de última hora.
Sua arte é repleta de linhas, ondas e pontos, além de uma infinidade de formas geométricas. Aliado ao traço preciso e moderno, parecem sempre estarem saltando do corpo ou ainda em movimento. Muitas dão a impressão de que os corpos se tornam alados. O trabalho tem um tom futurista impressionante.










COMENTÁRIOS

  • Elvis - 23/03/2015 15h54
    Realmente pura arte irmão meu sonho de consumo.

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.