CASA BRASILEIRA EM NOVA TEMPORADA

Programa Casa Brasileira estreia sua quinta temporada sob olhar do diretor Alberto Renault e roteiro de Baba Vacaro

Publicado em: 16/09/2014
Um passeio pelas tradições, hábitos e peculiaridades, assim estreia, neste domingo, 21, a quinta temporada do programa Casa Brasileira, do GNT.  A série documental se destaca pela importância da arquitetura brasileira contemporânea, e consegue traduzir de uma forma sensível para o público os encantos da arquitetura e do design.



Sob o olhar do diretor Alberto Renault e roteiro da designer Baba Vacaro, a cada domingo, o programa convida a conhecer casas de personagens, famosos ou não, que são verdadeiros paraísos. A série documenta o jeito colorido, neutro e “abrasileirado” de cada convidado. A partir de cada história, o programa revela a vida intima de cada um. Com esse fascinante conteúdo pessoal, os mais importantes arquitetos e designers do país tem incumbência de traduzir seus olhares clínicos dos ambientes.
Em entrevista a Anual Design anteriormente, Renalt e Vacaro falaram da forma leve que é abordada a arquitetura e o design no programa, além da percepção dos profissionais convidados, que tem a difícil tarefa de levar para série os mais belos ambientes e extrair deles, e de seus habitantes, histórias de vida, emoções e identidades brasileiras.


Preview do episódio das casas de arquitetos

Viagens pelo Brasil e também pelo exterior se destacam nos 13 episódios dessa nova temporada e traçam perfis dos mais importantes nomes da arquitetura e do design do país. Serão apresentados os trabalhos de uma família inteira dedicada às artes e a arquitetura, a família Ohtake, com o representante Ruy Ohtake e sua mãe Tomie em um dos programas.


Preview do episódio sobre Ruy Ohtake

Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci são outros os nomes que farão parte da série documental. Outras novidades são o episódio dedicado aos projetos que arquitetos como Marcos Acayaba e Gui Paoliello criaram para as próprias famílias, um outro dedicado a ícones de nosso patrimônio Art Déco, como o célebre edifício Biarritz, no Rio de Janeiro, e também um episódio que traz uma seleção de projetos criados por uma nova geração de arquitetos que já começa a fazer história. O programa traz ainda projetos de casas na cidade e no campo, criados por arquitetos e paisagistas como Luiz Carlos Orsini, Dado Castello Branco e Chicô Gouvea.


Preview do episódio de Chicô Gouvea


Preview do episódio de Dado Branco


Preview do episódio de Luiz Carlos Orsini

Os encantos do Cerrado também serão vistos na série que já contemplou mais de 40 profissionais da arquitetura e do design. Pela primeira vez, o Casa Brasileira visita o Centro-Oeste do Brasil na companhia do arquiteto Léo Romano. Ele apresentou projetos e moradores de Goiânia e da Cidade de Goiás, patrimônio histórico mundial por sua arquitetura e tradições culturais. Entre elas, está a casa colonial em que viveu a escritora Cora Coralina. 


Casa Brasileira na Cidade de Goiás

Fechando a temporada, dois episódios gravados na viagem que o Casa Brasileira fez ao México, em busca das origens de um repertório de raízes comuns com o Brasil. A série apresenta ao público brasileiro casas e hotéis criados pelos arquitetos Ricardo e Victor Legorreta, um dos escritórios mais respeitados da cena internacional.


Preview do episódio sobre Ricardo e Victor Legorreta

A série documental poderá ser conferida a partir deste domingo às 23h (e em vários horários alternativos durante a semana. Consulte a programação do canal GNT)

Assista abaixo a dois trechos inéditos do programa:






 


COMENTÁRIOS

  • Gilvania - 22/09/2014 14h25
    Muito bom

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.