ARTE & DESIGN EM LONDRES

Está chegando um dos maiores eventos internacionais da área, o London Design Festival, que oferecerá milhares de atrações para os amantes do design.

Publicado em: 31/08/2014
A boa e velha capital inglesa ocupa hoje um papel de protagonismo dentro do lyfestyle internacional. Londres é uma mescla de comportamento, tendências, arquitetura e design. É hoje um porto seguro para quem busca referências contemporâneas do que acontece na cena mundial. Surfando neste cenário, acontece a 11ª edição do London Design Festival. Neste ano, a programação vai do dia 13 ao dia 21 de setembro.
 

O festival foi criado no ano de 2003 pelo designer John Sorrell e pelo professor Ben Evans. De lá pra cá, o evento tem se consolidado a cada ano como uma das mais importantes expressões da área, por conseguir agrupar num só evento a multiplicidade de facetas que abriga o design.
A concepção do London Design Festival foi alicerçado na preservação da cena criativa de design já existente em Londres, atraindo para a cidade, ano após ano, grandes pensadores, praticantes e amantes do design, para uma espécie de celebração da arte.
A edição 2014 contará com mais de 300 atrações, classificadas segundo os diversos tipos de design, com exposições, palestras, festas, feiras, workshops e instalações. Além disso, essa 11ª edição da LDF recebe também projetos e parceiros de todos os cantos do mundo.



O tema do evento deste ano é Lose Yourself, um convite quase literal aos visitantes a mergulharem nas diversas locações, atividades, destinos e experiências que a London Design Festival oferece.
Em 2013, o festival atraiu mais de 350 mil pessoas, de mais de 60 países, e espera quebrar recorde de público neste ano.

Novidades dessa edição da London Design Festival
Uma das principais atrações de 2014 será uma intervenção feita na Trafalgar Square, uma praça no centro de Londres. Quatro renomados designers - Jasper Morrison, Patternity, Raw Edges e Studioilse - foram convidados para criarem um quarto que propicie um lar para um possível morador. A ação é parte do projeto A Place Called Home.



Por fora, todas as estruturas terão características semelhantes. No interior, todos os cômodos, idênticos em dimensões e profundidade, serão alterados. Cada designer vai poder aplicar sua visão de mundo nas estruturas, podendo mudar a infraestrutura, o design, a decoração, e o que mais que acharem necessário. 
O projeto é uma colaboração do descolado serviço Airbnb, aquele que permite que pessoas do mundo todo coloquem ou aluguem casas ou quartos individuais para hospedagem, com o festival. A premissa da instalação é a construção de um espaço independente dos outros cômodos da casa, com possibilidade real de se tornarem um ambiente habitável.
Já o Double Space for BMW, de autoria dos designers Edward Barber e Jay Osgerby, desenvolve uma ideia muito diferente na Galeria de Rafael, no Victoria and Albert Museum (V&A), um dos maiores museus de artes e design do mundo. Na instalação, a dupla propicia uma experiência de imersão sensorial bem ampla. Por compartilharem uma fascinação grande pela estética do movimento, eles desenvolveram uma escultura cinética com duas grandes estruturas de prata espelhadas. Suspensas no centro da Galeria, as gigantes peças tornarão possível uma distorção dos Cartões de Rafael, da arquitetura da sala e da percepção de espaço dos visitantes. A interatividade com a obra é um ponto alto deste processo.



Para Barber e Osgerby, que desde 1996, ao se graduarem em arquitetura, compartilham escritório, participar desta edição do London Design Festival com uma instalação deste porte será um grande desafio. No entanto, eles disseram que é maravilhoso ter a possibilidade de explorar este tema que tanto estimam. “Nós acreditamos que essa colaboração celebrará as pinturas e a arquitetura do lugar, por meio dessa memorável experiência, que oferecerá uma perspectiva totalmente nova do famoso mundo da Galeria de Rafael”, completaram.
Juntamente à A Place Called Home, Double Space for BMW são duas das principais estruturas que vão acontecer durante a London Design Festival de 2014. Se estiver em Londres, não deixe de procurar por entradas para o evento. Vale muito a pena!

Serviço
Onde: Londres.
Endereço: 33 John Street, WC1N 2AT
Quando: 13 a 21 de setembro de 2014
Atrações: + de 300 eventos confirmados, incluindo instalações (como A Place Called Home e Double Space for BMW), workshops, palestras, seminários e muito mais.