INFLUÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DO DESIGN GRÁFICO

Conheça grandes referências do design gráfico contemporâneo.

Publicado em: 15/08/2014
Referências são muito pessoais. Quando ligadas a algum juízo de valor, dependem muito do ponto de vista e vivência de cada um. No entanto, muitas dessas referências são importantes, pois representam marcos que norteiam trabalhos e movimentos artísticos.
O site americano Creative Bloq publicou uma reportagem com os cinco nomes que mais influenciaram o design gráfico norte-americano contemporâneo. Na publicação, eles fazem menção ao trabalho de Milton Glaser, Stefan Sagmeister, David Carson, Neville Brody e Paula Scher.
Conheça um pouco sobre cada um deles, seus principais trabalhos e tire suas conclusões.


MILTON GLASER

Milton Glaser é um cidadão de Nova Iorque, e um designer gráfico bem conhecido. Ao longo de sua carreira, influenciou bastante o mundo da ilustração e do design gráfico, tornando-se conhecido ícone da cultura pop. 
Seus trabalhos tornaram-se icônicos, devido ao traço marcante e à dimensão que seus projetos  ganharam. Ele é o autor da famosa campanha I love NY, com o coração substituindo a palavra love. Hoje, milhares de cidades possuem suas versões inspiradas nesta original.



Outra grande obra de Milton Glaser foi a capa/pôster do disco Greatest Hits, de Bob Dylan. Com este trabalho, o designer acabou criando o conceito de typeface. A peça foi uma resposta ao ditado modernista de que “menos é mais”, sobre o qual Glaser retificou dizendo que, na verdade, “o suficiente é mais”.



Outro trabalho que o elevou a um dos grandes nomes contemporâneos da cultura pop é, sem dúvidas, o trabalho desenvolvido para a DC Comics. Milton foi o responsável pela bullet logo que a empresa utilizou de 1977 a 2005. É dele, também, a autoria da logo da cervejaria Brooklyn Brewery.



Glaser já foi tema de um documentário intitulado Milton Glaser: To Inform and Delight. A película é uma série de entrevistas do profissional, a qual retrata suas grandes obras, seu lado professor e humanitário. Foi também, junto ao editor Clay Felker, um dos fundadores da New York Magazine. No Brasil, junto a Walter Bernard, ele participou da reformulação gráfica do jornal O Globo, nos idos de 1995.


STEFAN SAGMEISTER

Stefan Sagmeister é um designer gráfico austríaco, que mudou-se para Nova Iorque após ganhar uma bolsa de estudos. Por suas mãos e mente, já foram criados trabalhos para os estúdios da HBO, para o Guggenheim Museum, para a Time Warner, e para renomados artistas da indústria musical. Ele já foi citado anteriormente na Anual Design, num texto escrito por Cris Alcântara, e você pode conferir aqui
Seu trabalho, em geral, está muito ligado a uma espécie de exaltação das formas escritas (lettering). É possível observar que o designer busca uma representação mais artística quando, visualmente falando, expressa a forma da escrita. E é uma das características que mais marcam sua obra.
As capas de álbuns musicais figuram entre parte principal da obra de Stefan. Dentre o grupo de artistas que ele já trabalhou ao longo dos anos estão Lou Reed, Rolling Stones, OK Go, David Byrne, Pat Metheny, The Nields e outros.




DAVID CARSON

Antes de se tornar designer gráfico, David Carson era surfista e sociólogo. Foi peça fundamental da revista alternativa Ray Gun, ajudando-a ganhar notoriedade. Nessa época, no ano de 1994, ele já começou a ser apontado como um nome a ser lembrado, por conta de seu trabalho bem marcado com a tipografia.



De lá pra cá, Carson especializou-se em tipografias mais underground, aliadas à uma caligrafia mais “suja” e à técnicas de fotografia fora do mainstream. Com isso, no ano de 1995 ele abriu sua própria empresa, que funcionaria até os anos 2000, e passou a ter como clientes marcas como Pepsi, Ray Ban, Nike, Microsoft, Budweiser, NBC, dentre outras.
Desde então, o designer tem feito inúmeras capas de revistas ao redor do mundo, além de trabalhar em projetos isolados. Recentemente, a Newsweek Magazine publicou reportagem na qual menciona que ele mudou a face pública do design gráfico.
Sobre sua obra, é possível fazer referência às inúmeras capas da Ray Gun. São todas muito marcadas pelo estilo do designer e cada uma traz a essência do que é a obra do artista. No Brasil, a revista Trip já teve um período comandado por David Carson.




NEVILLE BRODY

Depois de ter sido lançado à fama por sua desenvoltura à frente do projeto gráfico da revista inglesa The Face, em 1980, Neville Brody virou quase instantaneamente um ícone do design. Após essa experiência, o designer criou algumas capas de discos para bandas como Cabaret Voltaire e Depeche Mode, firmando-se, então, como um dos mais fortes nomes do design da década de 80.



No início dos anos 90, Brody repaginou duas grandes publicações britânicas: The Guardian e The Observer; em ambos,  suas versões de jornais impressos e revistas. Após isso, juntou-se a Fwa Richards e lançou a Research Studios, em Londres, no ano de 1994, com escritórios em Paris, Berlim e Barcelona.
Dos projetos mais recentes, vale ressaltar o incrível trabalho que fizeram com o jornal The Times, criando inclusive a fonte que eles utilizam, a Times Modern; e o recente projeto de redesenho do site da BBC.




PAULA SCHER

Paula Scher é uma das maiores influências femininas do design hoje. Ela é professora da School of Visual Arts da New York University desde 1992, e uma profissional com bagagem grande. Já fez trabalhos para o Museu of Modern Art (MOMA), New York City Ballet, Microsoft e NYC Transit.
Hoje, Paula é membro do Pentagram, escritório de design, com base em Nova Iorque. Um de seus trabalhos mais notáveis foi a criação da logo do Windows 8. Para a Microsoft, a designer também redesenhou a logo do pacote Office 2010.



Um dos últimos trabalhos dela foram as paredes internas da escola Endeavor, no Brooklyn, em Nova Iorque. As frases projetadas nas paredes fazem parte da filosofia da instituição.





Cada um tem um estilo bem diferente e influenciam de modo também diferente. Quem você acha que, facilmente, pode fazer parte desta lista?

COMENTÁRIOS

  • Daniela - 20/05/2018 11h18
    adoro acho que tem bastante criatividade adoro

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.