ISAY WEINFELD E O BAR NÚMERO

Abusando de recursos lúdicos, efeitos cênicos e um projeto lumintécnico impecável, o bar transporta o visitante para um universo paralelo.

Publicado em: 08/08/2014
Um dos mais aclamados arquitetos brasileiros da cena contemporânea, o cineasta/arquiteto Isay Weinfeld inovou em um de seus últimos trabalhos, o Bar Número, localizado na Rua da Consolação, no Jardins, em São Paulo. O projeto é uma verdadeira brincadeira cênica, conceito que o arquiteto é conhecido por explorar - como no caso da loja conceito da Havaianas, publicado no portal da Anual Design. Isay abusa de recursos e detalhes que conseguem, mesmo em grande quantidade, proporcionar ao local um ar atemporal. Desde a fachada, uma brincadeira com cores e formas numéricas, até o salão principal, com formato de vagão. O uso de concreto armado no acabamento “anula” o ambiente, valorizando a vegetação ao fundo.



O Bar Número tem 551 m² e foi inspirada no estilo de bar inglês. Como o terreno é de área em desnível, o projeto buscou otimizar esta particularidade do espaço. A fachada, com pé-direito baixo, conta com estrutura em compensado naval e com aplicação de números em corte, daí a denominação do bar. Um corredor composto por espelhos da acesso ao living de entrada que tem como plano de fundo um belo jardim.



Para compor o espaço térreo, o profissional optou por grande quantidade de sofás dispostos que garantem privacidade aos visitantes. Ela é permitida pela disposição da área, que é escalonada. Os materiais mais utilizados por ele foram o couro, no mobiliário, o veludo para revestimento das paredes, e tem a iluminação como destaque à parte, criando uma atmosfera agradável e aconchegante.



O Bar Número apresenta outro ambiente localizado na área no subsolo que funciona como um private clube. O ponto de acesso para este pavimento se dá por uma escada composta por um túnel de madeira com corrimão rebaixado. Ao contrário do lobby principal, o pavimento inferior tem teto baixo com mobiliário na região central do espaço. As paredes são cobertas por fragmentos de cartazes antigos que garantem o atrativo da composição.



O ARQUITETO
Isay Weinfeld (você pode conhecer outros trabalhos dele aqui) é formado pela Universidade Mackenzie em São Paulo e tem como principais projetos o Hotel Fasano, localizado em São Paulo e com referências no art déco e minimalismo, e a Disco, com características em mosaicos, geometria e feixes de luz, uma das marcas registradas de Isay. 

COMENTÁRIOS

  • Silvia Ferraz - 21/05/2015 11h41
    ESPETACULAR COMO TUDO QUE ELE FAZ!!!

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.