UM POSSÍVEL FUTURO DE BRASÍLIA

Daniel Mangabeira coloca em pauta as mudanças que podem acontecer de acordo com o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília

Publicado em: 15/07/2014
O vídeo Brasília - Hoje versus Amanhã surgiu a partir do trabalho de Daniel Mangabeira para o Master of Art in Architecture da University of Westminster. O arquiteto, após a apresentação no mestrado, resolveu aproveitar o material captado e transformou-o em um vídeo, pois as montagens do que Brasília pode se tornar no futuro podem acrescentar conteúdo à discussão do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB).





Em entrevista exclusiva para o portal Anual Design, o arquiteto conta que através das imagens ele mostra, de forma hipotética, como a cidade poderia ser caso as normas que regem a ocupação territorial não fossem seguidas.  “Há pessoas que gostam das alterações feitas nas imagens, mas isso mostra o quanto a desinformação e falta de consciência com o conjunto urbanístico é cultural. As pessoas valorizam viajar para cidades históricas sem imaginar que Brasília já é uma cidade histórica. É uma das poucas cidades do mundo com um conjunto urbano tão distinto”, explica Daniel Mangabeira.
Para o arquiteto, que atua em Brasília com seu escritório Domo Arquitetos Associados, as mudanças no horizonte de Brasília são necessariamente ruins para a cidade. E não é apenas por causa do horizonte, mas porque as consequências de tais deformações vêm no trânsito, na temperatura da cidade, na malha urbana, nas áreas verdes etc. “Elas alteram todas as escalas definidas por Lúcio Costa na criação de Brasília: as escalas residencial, monumental, bucólica e gregária. Não sou totalmente a favor da manutenção irrestrita de todas as áreas definidas no plano de preservação, por isso acho que a preservação se faz concomitantemente com a alteração da cidade”, argumenta. A saída seria optar por uma alteração feita com princípios de ocupação não oportunistas e mercantilistas. Ele ainda ressalta que a proliferação de condomínios irregulares mostra que a alteração das áreas circunvizinhas deveria ser muito mais preocupante do que alterações dentro da área protegida pelo Iphan e pela UNESCO.





A grande maioria das fotos que aparece em Brasília - Hoje versus Amanhã é de autoria do próprio Daniel Mangabeira, mas há fotos aéreas que foram feitas pela fotógrafa brasiliense Joana França, as todas as edições foram feitas pelo arquiteto. Daniel publicou o vídeo no Facebook e a repercussão, de acordo com ele, foi ótima, com recorde de compartilhamento e comentários na sua página da rede social, apesar de ter sido considerado polêmico por alguns usuários.

Assista abaixo ao video e conte-nos sua opinião.

COMENTÁRIOS

  • Cris Alcântara - 23/07/2014 11h03
    Impressionante ver a falta de conhecimento no país acerca da importância dos bens modernistas. Uma casa neoclássica ou uma cidade barroca já sofrem pela falta de conhecimento, o que se dizer então de uma cidade de 50 anos. Ah, e é grotesca a quantidade de condomínios irregulares e horrendos em Brasília.
  • Yara - 17/07/2014 17h36
    Eu discordo da colocação, até mesmo porque, quem está destruindo a cidade é justamente O TOMBAMENTO, uma forma gentil dos urbanistas, arquitetos e engenheiros fizeram para fazer uma higienização social do Plano Piloto. E eu fico pasma, quando encontro pessoas nefastas que colocam assim, jamais os Lagos Norte e Sul irão se verticalizar. Portanto estranho a forma de como tem sido tratado o assunto. Sem contar, somente os burgueses, ops, arquitetos, que tem VOZ nas decisões dos rumos de Brasília? Sabe quando os Urbanistas irão evitar que Brasília tenha 4, 6, 8 ou 10 milhões de habitantes? NUNCA, pois o tombamento de Brasília não está acima da lei maior, a CONSTITUIÇÃO FEDERAL, pois, essa lei entra em conflito do DIREITO DO IR, VIR E FICAR. Portanto, se TODOS os brasileiros quiserem habitar Brasília, podem esquecer esse discurso burguês.

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.