O FUTEBOL ARTE DE RED HONG YI

Artista e arquiteta mostra seu jeito de fazer arte com a bola nos pés em homenagem a estrelas do mundial: Cristiano Ronaldo, Neymar e Messi.

Publicado em: 18/06/2014
Seguindo a mesma inspiração que move o prestigiado brasileiro Vik Muniz, a artista plástica e arquiteta Red Hong Yi, natural da Malásia, faz releituras, principalmente de retratos, utilizando diversas mídias e materiais. Neste movimento artístico crescente mas ainda sem nome, no qual artistas se propõem a repensar os elementos que compõe uma obra de arte, Red Hong Yi tem apostado em mídias digitais como instagram, youtube e blog para apresentar sua forma de fazer arte. Em seu mais novo trabalho, uma homenagem ao futebol e à Copa do Mundo que acontece no Brasil, a artista malaia mostra que não é necessário saber chutar para fazer futebol arte!
Neste retrato de Cristiano Ronaldo, Neymar e Messi, Red utiliza uma bola como pincel, e como sempre, se serve de maneira divertida e criativa do youtube para divulgar seu trabalho.



Assim como Vik Muniz, que já utilizou lixo, chocolate e até diamantes em suas obras, Red compõem obras com materiais inusitados, e, muitas vezes, efêmeros. Essa arte efêmera não perduraria porém sem o auxílio da fotografia (a exemplo disto, o Anual Design já apresentou o projeto Banana Grafiti). Nestes casos, o bom registro da obra é muito importante, e abrange a criatividade e o leque na escolha da matéria prima, uma vez que a durabilidade dos elementos não é levada em conta, além de, muitas vezes, revelar o interessantíssimo making off de uma produção artística deste movimento, como foi o caso da mais notória obra de Vik Muniz:  “Lixo extraordinário”. 


Passione, de Vik Muniz, realizada inteiramente com objetos encontrados no lixo.

Mas, ao contrário de Vik Muniz que comercializa tiragens limitadas de fotografias de suas obras, a artista aposta na ampla mídia digital para divulgar sua arte, e suas obras são quase sempre acompanhadas por vídeos produzidos para o youtube. Outra proposta da artista, em março de 2013, foi um projeto em que se propôs a publicar uma obra de arte por dia em seu instagram com uma regra única: utilizar somente alimentos. Mais uma vez, a fotografia é imprescindível. 



Sua estratégia de marketing digital alicerçada em seu enorme talento projetou a jovem artista e arquiteta, que já recebeu convites de grandes marcas para campanhas publicitarias, como Hewlett Packard, Unilever, Nespresso, AT&T, BBDO, Mercedes Benz, Esquire e Astro. Sua preferência por retratos, por sua vez, já lhe rendeu encomendas para homenagens pontuais. Um exemplo de homenagem foi uma encomenda do próprio ator Jackie Chan, em seu aniversário de 60 anos, na qual Red o representou com 64 mil hachis de madeira pendurados por fios de nylon.







Um dos retratos mais impressionantes da artista, este da cantora Adèle, prova o tamanho da criatividade e, principalmente, habilidade de Red em manusear elementos inusitados. Sobre uma tela, ela posiciona estrategicamente diversas velas que, à medida em que vão derretendo, derramam a cera que a artista utiliza para desenhar os traços da cantora. Mais um trabalho apresentado em forma de vídeo.





Hong Yi, conhecida como Red dada a sonoridade similar de “Hong” à palavra “vermelho” em mandarim, se formou em arquitetura na Australia, chegou a exercer a profissão, mas logo a arte falou mais alto. E como artista antenada que é, Red Hong Yi não perderia a chance de participar, à sua maneira, deste mundial. Confira o vídeo produzido por sua equipe desta homenagem aos jogadores e algumas obras da artista:





Releitura de Andy Warhol


Releitura de Banksy




Retrato do cantor Jay Chou com marcas de café

COMENTÁRIOS

  • Gibram Simões - 25/06/2014 17h25
    Pena q está a altura só de poucos mortais, porém isso ñ tira o mérito, sensibilidade e dinamismo das obras.
  • Cris - 18/06/2014 17h37
    Arte, criatividade, delicadeza e humor irreverente!! Simplesmente Fantástica!!

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.