ZAHA HADID INVADE O MUNDO DA MODA

A arquiteta assina coleção exclusiva da marca de Vera Wang.

Publicado em: 27/05/2014


A interação entre moda e arquitetura já é fato consumado. Vários são os exemplos de coleções inspiradas em grandes nomes da arquitetura, como a marca Guy Laroche, que assinou peças baseadas nas obras de Oscar Niemeyer, e os relógios da Vacheron Constantin que tiveram suas formas inspiradas nas abóbadas de estações ferroviárias do século XIX.
Agora chegou a vez de Zaha Hadid, protagonista da arquitetura mundial e dona de um estilo arquitetônico único que dita tendências e influencia profissionais de todas as nacionalidades, entrar neste rol de personagens que expandem seus horizontes com novos projetos, mais acessíveis a um grande número de pessoas. Zaha, que foi a primeira mulher a receber o consagrado Prêmio Pritzker, considerado o mais importante na arquitetura, levou as formas orgânicas e os vazios tão característicos de suas construções para a moda. 



Após desenhar a Icone Bag, para a Louis Vuitton, a arquiteta iraquiana concebeu recentemente, em parceria com a marca Vera Viviona Wang, empresa fundada pela badalada designer Vera Wang, designer de moda norte-americana com ascendência chinesa que concebe vestidos de noivas exclusivos, entre elas Sharon Stone, Victoria Beckham, Alicia Keys e Mariah Carey. Para a coleção 2014 de roupas de praia da marca, as peças receberam traços de um mundo paramétrico e foram trabalhadas com transparências e recortes no tecido, com os já tradicionais vazios, sólidos e fluidez tão característicos dos projetos arquitetônicos de Zaha Hadid. Em um jogo de esconde-e-mostra, com modelagem justa, os maiôs e saídas de banho esbanjam elegância e sensualidade, assim como as famosas curvas dos edifícios de Zaha.



Deseja conhecer um pouco mais das obras de Zaha Hadid?! Já falamos dela aqui, aqui e aqui.