A EXIBIÇÃO “FRANCE DESIGN”

Nesta semana, a arquiteta Soraya Brixi traz o design francês através da exibição “France Design 2014”

Publicado em: 09/05/2014
Nesta  época onde o  tema do design está sempre presente, e tem se tornado por vezes um  cliché, a exibição “France Design”, no Superstudio Piú, durante a Semana de Design de Milão e o promovida pela VIA *  e a  “14 septembre”  com o apoio do Ministério de Recuperação da Produção da França e da revista Intramuros,  propôs a reflexão a respeito de a que serve e qual é efetivamente o conceito de design.
A exibição apresentou um panorama do design, através de duas grandes mostras:  “Via France 2014” e “Talents & Economy”. Reafirmou, o design como um importante fator de desenvolvimento econômico, de melhoria de produtividade e da competitividade entre as empresas, mas ressaltou  que o conceito de  design é também para repensar o uso das coisas, para torná-las mais práticas, mais confortáveis, mais eficientes e mais bem projetadas agregando beleza à vida cotidiana.


Via Design 2014 – France Design, Superstudio Piú, Milão (foto: Soraya Brixi)

A “Via France 2014”  apresentou protótipos de  designers emergentes apoiados pela VIA (Valorisation de l’Innovation dans l’Ameublement”) e cujos critérios de seleção foram os novos usos, inovação de materiais, de técnicas experimentais, de pesquisa de novos processos industriais ou de procedimentos de concepção com viés ecológico.


Aérobie, de Pierre Charrié – luminária e detector de CO2, que se agita para renovar o ar do ambiente, como um organismo vivo que reage às condições do ambiente ao seu redor.


MAX, de Bernard Moïse (Moïse Studio) - Poltrona para relaxar que, graças a um jogo de báscula, propõe duas posições de sentar.


INSULAIRE, do gupo “Numéro 111” (Sofhie Françon, Jennifer Julien e Grégory Peyrache), “uma pequena ilha doméstica” com diferentes propostas de conforto e de usos (foto: Soraya Brixi)

A exposição “Talents & Economy” apresentou  um amplo panorama do design industrial francês, em diversos segmentos de sua economia, com apresentação de  oitenta produtos e equipamentos para o uso diário, de diferentes áreas de atividades. Peças produzidas por grandes marcas e desenvolvidas por reconhecidos talentos franceses, para demonstrar a que a importância do design não é só restrita a móveis e objetos de decoração, mas também como de criação de valores tanto  funcional, estéticos  e afetivos.


Drone Jumping Sumo da Parrot. Robô para captura de imagens, controlado por smartphone (foto: Fréderic Simon, Onephot)


Chaise Longue Bee, de Fritsch Durisotti, para TurriniBy (Foto: Soraya Brixi)


Run Light, Lanterna para corredores com uso na altura do peito. De Melvin Bache para a Kalenji (foto: Kalenji)


Câmera Fotográfica Esportiva 360° Genaute 360, de Constant Melchior e Nicolas Prouvost para a Genaute (foto: genaute.com)


Bicicleta Elétrica AE21, de Neil Simpson para Peugeot (2013) (foto: Dingo)


La Prise (A tomada), de Antoine Guyot e Philippe Vahe (2014) (foto: APCI/OBservateur du Design)


Sofá Ploum, Erwan e Ronan Bourloullec, para Ligne Roset (2014) (foto: Linge Roset)


Symbioz, sapatos para neve, de Think Think Design, para TSL Outdoor (2013) (foto: ACPI/Observeur du Design)


Patinete Elétrico (conceito) de 3 rodas, de Céline Venet, para Peugeot (2013) (foto: Dingo)


Botas de expedição, de Didier Eapin e Bureeau d’Etude Millet, para Millet (2012) (foto: APCI/Observeur du desig)


Easybreath, máscara de snorkel, de Cédric Caprice para Oxilane/Tribord (2014) (Foto: Tribord)

A seleção das peças foi o resultado de uma colaboração entre os órgãos encarregados da promoção do design  francês a nível nacional (APCI , Institut français du design, EIA)  e também a nível regional (Inovação développement Aquitaine, Design'in Pays de la Loire, Cité du Design Saint-Etienne, Le Lieu du Design, Lille) com o apoio da área do governo francês ligada à recuperação da produção e da revista INTRAMUROS.


Talents&Economy, France Design, Superstudio Piú, Milão (foto: Soraya Brixi)

Para Gérard Laizé, Diretor Geral da VIA, ao se desenvolver uma nova e funcionalmente mais adequada solução, ou aprimorando um produto existente, o designer gera benefícios para as próximas gerações, inclusive sob os aspectos de redução de impacto ambiental na produção industrial, conforto e bem estar, questões de saúde pública, e atendendo às necessidades e desejos das pessoas. Essas criações são também um registro da cultura da sociedade, no momento em que as soluções são criadas.


Citadis de Dubaï Al Sufuh, design do trawmay e do sistema de transporte global de Dubaï, Alstom Design&Styling (2014) (foto: Alstom)



Citadis Coompact d”Aubagne, tramway de Alstom Design&Styling com o artista Hervé Di Rosa (2014) (foto: Alstom)

Ainda, segundo ele o design é, “um ato criativo, gerador de um “bom” produto enquanto útil, eficaz, pratico, acessível e agradável, assim como “belo” sob os aspectos dos critérios sensoriais, emocionais, éticos e estéticos. No futuro essa definição abrangerá não somente o aspecto humano mas também o do meio ambiente. Não se referindo somente às nossas necessidades e gostos mas também ao do meio ambiente. E ao se  a evocar a noção de design , pra nós faz mais sentido os conceitos  ligados à criação e inovação.


*VIA – Valorisation de l’Innoation dans l’Ameublement.

www.via.fr
www.14septembre.fr
www.francedesign.eu