NOVA POLTRONA DE DOMINGOS TÓTORA

Designer mineiro lança a inédita poltrona Leiras.

Publicado em: 31/03/2014
Domingos Tótora, direto da pacata cidade de Maria da Fé, na Serra da Mantiqueira, ao sul de Minas Gerais, acaba de lançar mais uma de suas incríveis peças: a poltrona Leiras. Com seu ecodesign, nome atribuído ao seu maravilhoso e criativo trabalho, o designer mineiro reaproveitou mais uma vez papelões descartados para dar forma ao seu novo projeto. Misturado à cola e à agua, o papelão é reciclado e torna-se um produto com resistência semelhante à da madeira. Dessa vez, a mistura transformou-se no estofado/encosto da poltrona, com extremidades desiguais.



Tótora ficou reconhecido por resgatar, em sua obra, elementos da cultura popular nacional, como bancos de praça e referências de pedras de rio, utilizando matérias primas sustentáveis, principalmente o papelão reciclado, e mão de obra local, empregando e qualificando pessoas que vivem em sua cidade. Tudo isso em forma de um design arrojado, sincero e autenticamente brasileiro.



De seu QG no interior de Minas, Domingos Tótora implementou na cidade uma verdadeira cultura de design. Com uma escola técnica, ele pacientemente recruta uma equipe altamente qualificada e com técnica apuradíssima para criar as peças únicas, seguindo a filosofia de respeito máximo ao meio ambiente.



A inspiração, a delicadeza e a postura de Tótora em relação a sua obra são de um verdadeiro artista que cria uma peça, independente se ela é para uso de mobiliário ou para ser pendurada na parede. Este mineiro tem total sincronia e sinergia com os elementos que povoam seu mundo particular: o canto do passarinho, a sombra das árvores, o queijo fresco, o café tirado na hora... Todos esses elementos genuinamente caipiras, aos olhos refinados de Domingos, se transformam em versão apurada e sofisticada do nosso Brasil rural.







Entre suas peças mais famosas estão os vasos Frisos, inspirados em uma casa de marimbondos; a mesa Água, uma metáfora para os riachos nacionais transformada em design; e o banco Kraft, que surgiu após Tótora observar um dos bancos de praça de sua cidade.