LIÇÕES DE DESIGN

Na coluna Escala de Milão, Soraya Brixi traz entrevista com Stefano Casciani, falando sobre o projeto Lezioni di Design.

Publicado em: 20/03/2014
Nascido em Roma em 1955, Casciani tem sido responsável por projetos de exibições, comunicação visual e programas de designs junto a companhias e instituições como Alessi, Bisazza, Bticino, Cassina, Dríade, Ferraro, Tecno, Zanotta, Bienal de Veneza, Trienal de Milão, Museu Wolfsonian em Miami, dentre outros.
Professor visitante em várias escolas e universidades na Itália e em outros países, já foi agraciado com o Compasso d”Oro em 2001 e o Lighting For Tomorrow (2003).


Stefano Casciani

Autor de cerca de 900 artigos e 24 livros, principalmente focados no relacionamento entre arquitetura, design e arte, como o mais recente  “Flaneur – Scritti sparsi di architettura arte e design”, publicados pela Skira em 2011.



Depois de ter deixado a editoria da revista Domus, onde atuava juntamente com editores Deyan Sudjic e Alessandro Mendini, ele publicou duas novas revistas, a  “Babylon City of Dreams”, revista de Cultura Visual projetada e produzida somente como um IPAD App  e a revista impressa “Disegno. La Nuova Cultura Industrial “  dedicada a se aprofundar na investigação das questões da criação, construção e sustentabilidade na cultura do design contemporâneo.  Casciano vive e trabalha em Milão, Zürich e Roma.


www.disegnomag.it

Soraya Brixi - O que é precisamente o projeto Lezioni di Design?
Stefano Casciani - "Lezioni di Design" é um programa de televisão que fizemos para a RAI (televisão italiana) no final dos anos 90-1999/2000 – importantíssimo para a divulgação da cultura do design, para a grande audiência televisiva.
"Lições do Design" foi o primeiro, único e sem dúvida mais importante programa da Televisão Italiana sobre esse tema. Realizado juntamente com Anna  Del Gatto (co-autora) e  Maurizio  Malabruzi que também o dirigiu. Apresentado por Ugo Gregoretti , com curadoria de Lucia Luconi e Nichi Stefi.


www.educational.rai.it/lezionididesign/home/index.htm
SB -  Qual era o foco do projeto?
SC – Sobre a projetação, com certeza, mas não somente. Realizamos, vários documentários sobre a produção dos objetos. E em geral, buscamos apresentar não só o design de mobiliário, mas também o design de automóveis, e de  muitos outros setores,  para demonstrar que o design é uma atividade que não se restringe apenas ao mundo – “glamouroso” – do mobiliário,  mas que se estende a todos os campos de produção. 
Lezione di Design – Il Futurismo o L’estetica della Macchina / (O futurismo o a Estética da Máquina)

SB-  Como foi desenvolvido o projeto “Lezioni di Design?
SC – realizamos e  registramos uma série de  40 episódios sobre a história e a atualidade do design italiano, (com espaço para a presença de autores estrangeiros) e  através do testemunho  direto - em cada episódio – do protagonista do próprio projeto. Designers como Enzo Mari, Achille Castiglioni, Ettore Sottsass, Alessandro Mendini, importantes produtores de Oluce Fontana Arte, Kartell por Zanotta, até os mais jovens designers de então. Esses depoimentos  foram narrados , diante das câmeras da RAI, com o apoio e a participação  de críticos como Pierre Restany, François Burkhadt, Gillo Dorfles.


Lezioni di Design – L’age D’or Del Design Italiano (A época de ouro do Design Italiano)
Convidados: Vico Magistretti, Donato e Paolo D’Urbino E Lomazzi, Mário Belini, Denis Santachiara e Alessando Mendini.


SB -  Qual era o principal objetivo do projeto?
SC – Ele nasceu de uma idéia de Anna Del Gatto, que depois desenvolvemos completamente em conjunto. O objetivo era o de  levar à audiência de massa, os valores, a história e a cultura de uma das atividades - entre criatividade e economia - mais importantes para a Itália e através da qual a Itália se estabeleceu no mundo com uma imagem positiva, em continuidade com a sua milenar  tradição artística. 

Lezione Di Design - L’indústria come Modello di Design : L’Olivetti (A indústria como modelo de design: O Caso Olivetti)
Convidado : Ettore Sottsass Jr


SB - Qual foi o resultado do projeto?
SC – Acredito que tenhamos alcançamos o nosso objetivo, com a colaboração de diversas pessoas da RAI e do mundo da indústria. O programa teve grande audiência e foi altamente apreciado tanto pelo público como pelos profissionais ligados à área, tanto que foi agraciado com o Compasso d”Oro, em 2001 -  o prêmio mais importante, que poderíamos chamar de o "Oscar" do design, a nível internacional.
 

Mitologia dello Scooter: Dalla Vespa alla Lambretta e Oltre / (Mitologia do Scooter: Da Vespa à Lambreta e Outras)
Convidado: UGO VOLLI


O projeto é, portanto, um registro histórico, técnico e crítico sobre o design em vários aspectos e uma fonte importante para aqueles que buscam informações e análises especializadas.  Além de entrevistas e depoimentos o projeto apresenta estratégias de desenvolvimento, produção e divulgação dos produto. Ao final, uma seleção literária sobre o tema é apresentado pelos idealizadores, Stefano Casciani e Anna Del Gatto.

Alguns dos Episódios e seus convidados:
01. IL FUTURO POSSIBILE: LA VERIFICA DELLA PROFEZIA – Convidado: Augusto Morello
02 . I Movimenti Arts and Crafts in Europa – Convidado: Filippo Alison
03 – Arti Decorative Italiane: Il Liberty Romano – Convidado: Paolo Portoghesi
04 – Il Futurismo O L’Estetica dela Macchina – Convidados Diversos
05 – Industria Senza Design – Convidado: Franco Raggi
06 – Il Razionalismo in Europa  – Convidada: Daniele Baroni
07 – Il Razionalismo in Italia – Convidada: Ornella Selvafolta
08 – Archetipi e Prototipi: L’Invenzione dellal Radio - Convidado:  Ennio Brion
09 -  Verso um Disegnho Industriale: La Triennale e Le Riviste - Convidado: Anty PAnsera
10 – Archetipi e Prototipi: L’Auto da Carrozzeria ad Industria – Convidado: Sergio Pininfarina
11  - L’Age D’Or Del Design Italiano – Convidados: Vico Matistretti, Donato e Paolo D’Urbino E Lomazzi, Mario Bellini, Denis Santachiara e Alessandro Mendini
12. – Carlo Mollino : Un Caso Único – Convidado: Giovanni Brino
13 – Mitologia Dello Scooter: Dalla Vespa Alla Lambretta e Oltre – Convidado: Ugo Volli
14 – I Veícoli Per la Mobilitá Individuale: Dalla 500 Alla City Car – Convidado: Giurgiaro
15 – L’Industria Come Modello Di Dsign: L’Olivetti – Convidado: Ettore Sottsass Jr.
dentre outros...

Informações sobre o projeto na página da RAÍ: http://www.educational.rai.it/lezionididesign/home/index.htm

Alguns de seus episódios serão exibidos na Mediateca Santa Teresa, em Via Moscova, 28, durante a Semana de Design de Milão 2014, Brera Design District, e inspira o próprio tema do evento no Fuori Salone.


Serviço:
Semana de Design de Milão
de 8 a 13 de abril
Brera Design Disctric
Mediateca Santa Teresa
Via Moscova, 28