LIÇÕES DE DESIGN
Na coluna Escala de Milão, Soraya Brixi traz entrevista com Stefano Casciani, falando sobre o projeto Lezioni di Design.
Publicado em: 20/03/2014
Nascido em Roma em 1955, Casciani tem sido responsável por projetos de exibições, comunicação visual e programas de designs junto a companhias e instituições como Alessi, Bisazza, Bticino, Cassina, Dríade, Ferraro, Tecno, Zanotta, Bienal de Veneza, Trienal de Milão, Museu Wolfsonian em Miami, dentre outros.
Professor visitante em várias escolas e universidades na Itália e em outros países, já foi agraciado com o Compasso d”Oro em 2001 e o Lighting For Tomorrow (2003).
Stefano Casciani
Autor de cerca de 900 artigos e 24 livros, principalmente focados no relacionamento entre arquitetura, design e arte, como o mais recente “Flaneur – Scritti sparsi di architettura arte e design”, publicados pela Skira em 2011.
Depois de ter deixado a editoria da revista Domus, onde atuava juntamente com editores Deyan Sudjic e Alessandro Mendini, ele publicou duas novas revistas, a “Babylon City of Dreams”, revista de Cultura Visual projetada e produzida somente como um IPAD App e a revista impressa “Disegno. La Nuova Cultura Industrial “ dedicada a se aprofundar na investigação das questões da criação, construção e sustentabilidade na cultura do design contemporâneo. Casciano vive e trabalha em Milão, Zürich e Roma.
www.disegnomag.it
Soraya Brixi - O que é precisamente o projeto Lezioni di Design?
Stefano Casciani - "Lezioni di Design" é um programa de televisão que fizemos para a RAI (televisão italiana) no final dos anos 90-1999/2000 – importantíssimo para a divulgação da cultura do design, para a grande audiência televisiva.
"Lições do Design" foi o primeiro, único e sem dúvida mais importante programa da Televisão Italiana sobre esse tema. Realizado juntamente com Anna Del Gatto (co-autora) e Maurizio Malabruzi que também o dirigiu. Apresentado por Ugo Gregoretti , com curadoria de Lucia Luconi e Nichi Stefi.
www.educational.rai.it/lezionididesign/home/index.htm
Professor visitante em várias escolas e universidades na Itália e em outros países, já foi agraciado com o Compasso d”Oro em 2001 e o Lighting For Tomorrow (2003).
Stefano Casciani
Autor de cerca de 900 artigos e 24 livros, principalmente focados no relacionamento entre arquitetura, design e arte, como o mais recente “Flaneur – Scritti sparsi di architettura arte e design”, publicados pela Skira em 2011.
Depois de ter deixado a editoria da revista Domus, onde atuava juntamente com editores Deyan Sudjic e Alessandro Mendini, ele publicou duas novas revistas, a “Babylon City of Dreams”, revista de Cultura Visual projetada e produzida somente como um IPAD App e a revista impressa “Disegno. La Nuova Cultura Industrial “ dedicada a se aprofundar na investigação das questões da criação, construção e sustentabilidade na cultura do design contemporâneo. Casciano vive e trabalha em Milão, Zürich e Roma.
www.disegnomag.it
Soraya Brixi - O que é precisamente o projeto Lezioni di Design?
Stefano Casciani - "Lezioni di Design" é um programa de televisão que fizemos para a RAI (televisão italiana) no final dos anos 90-1999/2000 – importantíssimo para a divulgação da cultura do design, para a grande audiência televisiva.
"Lições do Design" foi o primeiro, único e sem dúvida mais importante programa da Televisão Italiana sobre esse tema. Realizado juntamente com Anna Del Gatto (co-autora) e Maurizio Malabruzi que também o dirigiu. Apresentado por Ugo Gregoretti , com curadoria de Lucia Luconi e Nichi Stefi.
www.educational.rai.it/lezionididesign/home/index.htm
Lezione di Design – Il Futurismo o L’estetica della Macchina / (O futurismo o a Estética da Máquina)
SB- Como foi desenvolvido o projeto “Lezioni di Design?
SC – realizamos e registramos uma série de 40 episódios sobre a história e a atualidade do design italiano, (com espaço para a presença de autores estrangeiros) e através do testemunho direto - em cada episódio – do protagonista do próprio projeto. Designers como Enzo Mari, Achille Castiglioni, Ettore Sottsass, Alessandro Mendini, importantes produtores de Oluce Fontana Arte, Kartell por Zanotta, até os mais jovens designers de então. Esses depoimentos foram narrados , diante das câmeras da RAI, com o apoio e a participação de críticos como Pierre Restany, François Burkhadt, Gillo Dorfles.
Lezioni di Design – L’age D’or Del Design Italiano (A época de ouro do Design Italiano)
Convidados: Vico Magistretti, Donato e Paolo D’Urbino E Lomazzi, Mário Belini, Denis Santachiara e Alessando Mendini.
SB - Qual era o principal objetivo do projeto?
SC – Ele nasceu de uma idéia de Anna Del Gatto, que depois desenvolvemos completamente em conjunto. O objetivo era o de levar à audiência de massa, os valores, a história e a cultura de uma das atividades - entre criatividade e economia - mais importantes para a Itália e através da qual a Itália se estabeleceu no mundo com uma imagem positiva, em continuidade com a sua milenar tradição artística.
SB- Como foi desenvolvido o projeto “Lezioni di Design?
SC – realizamos e registramos uma série de 40 episódios sobre a história e a atualidade do design italiano, (com espaço para a presença de autores estrangeiros) e através do testemunho direto - em cada episódio – do protagonista do próprio projeto. Designers como Enzo Mari, Achille Castiglioni, Ettore Sottsass, Alessandro Mendini, importantes produtores de Oluce Fontana Arte, Kartell por Zanotta, até os mais jovens designers de então. Esses depoimentos foram narrados , diante das câmeras da RAI, com o apoio e a participação de críticos como Pierre Restany, François Burkhadt, Gillo Dorfles.
Lezioni di Design – L’age D’or Del Design Italiano (A época de ouro do Design Italiano)
Convidados: Vico Magistretti, Donato e Paolo D’Urbino E Lomazzi, Mário Belini, Denis Santachiara e Alessando Mendini.
SB - Qual era o principal objetivo do projeto?
SC – Ele nasceu de uma idéia de Anna Del Gatto, que depois desenvolvemos completamente em conjunto. O objetivo era o de levar à audiência de massa, os valores, a história e a cultura de uma das atividades - entre criatividade e economia - mais importantes para a Itália e através da qual a Itália se estabeleceu no mundo com uma imagem positiva, em continuidade com a sua milenar tradição artística.