A REVOLUÇÃO DAS PISCINAS BIOLÓGICAS

Com baixíssima manutenção, acrescentam charme especial a qualquer projeto.

Publicado em: 14/03/2014
Item fundamental em residências de algumas partes do Brasil, como o Centro-Oeste e o litoral brasileiros, a piscina nem sempre é vista com bons olhos por quem está construindo devido seu alto custo e manutenção intensa. Para mudar esse estigma nasceu a piscina biológica, ou ecológica. O nome é autoexplicativo: com a presença de plantas aquáticas, a piscina é beneficiada com filtros naturais que garantem a limpeza e a manutenção da mesma através da libertação de oxigênio decorrente do processo de fotossíntese.





Estes pequenos lagos artificiais não requerem produtos químicos para o tratamento da água, elevando-os a um alto patamar de sustentabilidade graças à ação de espécies como as Nenúfares ou as Ninféias, que são criadas por empresas específicas deste ramo exclusivamente para esta função. É preciso ressaltar, no entanto, que a planta ideal para cada projeto pode variar com a região onde ele será implantado e é de fundamental importância procurar um especialista na hora de desenvolver e executar a obra.
Constantemente oxigenada, a água quase não sofre com o risco de produção de microrganismos e bactérias, e as plantas, subsistentes, regeneram-se de forma contínua. Resta ao proprietário apenas recolher as folhas mortas ou outro lixo que surgir na superfície e aspirar o fundo uma ou duas vezes por mês para evitar a formação excessiva de calcário.







Com design simples e natural, as piscinas biológicas se misturam ao terreno e passam a impressão de que sempre estiveram ali. Suas vantagens são muitas: não necessitam de cloro, o tempo e o custo de manutenção são drasticamente reduzidos, não exigem custos energéticos, ajudam a equilibrar o ecossistema ao eliminar insetos indesejados, propagam a biodiversidade da fauna e da flora locais e, apesar de aspecto natural e da existência de plantas aquáticas, não atraem mosquitos.
Para construir uma dessas em casa, é preciso ter uma área mínima de 50 m², uma vez que a piscina é dividida em duas áreas: uma para o banho e outra para a purificação biológica com as pedras e as plantas. Ela é escavada no terreno e conta com a impermeabilização de uma tela de elevada qualidade solidamente afixada no local, que desaparece assim que a piscina é enchida.





O alto custo inicial de implantação (somados todos os custos, uma piscina biológica pode ficar 20% mais cara que o modelo tradicional) e a presença de alguns anfíbios na zona das plantas aquáticas que, ocasionalmente, podem invadir a área de banho, todavia, são desvantagens de menor porte perto dos benefícios e do charme que a piscina ecológica traz ao projeto onde está inserida. 






COMENTÁRIOS

  • Volnei - 14/02/2021 16h05
    Tenho. Lago que crio peixes hoje e por vezes tomamos banho nele.. E tenho muito interesse em transformar meu lago em uma piscina natural..
  • Guilherme - 16/12/2018 21h48
    Tenho interesse na piscina ecológica
  • EDTELMO NUNES DA ROCHA - 24/08/2016 10h42
    GOSTARIA DE UMA PISCINA DESSA !!!
  • Edmilson Junior - 04/07/2016 17h38
    Bom gente basicamente e o mesmo sistema que uso em meus tanques de peixes porem vala ressaltar que o custo e muito barato mesmo porem jamais em hipótese alguma pode entrar com cremes, hidratantes e outros coisa que a mulherada adora. Por se tratar de uma piscina natural provavelmente vai precisar de por peixinhos decorativos para manutenção biológica e qualidade da água... Enfim nada se compara em poder mergulhar na companhia de adoráveis criaturas pretendo em breve construir uma em minha casa de praia.
  • Alzira Fernandes Batista - 09/06/2016 19h04
    Muito interessante ,vai de encontro com meus princípios de construções sustentáveis, sou engenheira civil , trabalho com projetos hidráulicos e gostaria de conhecer mais detalhes técnicos para utilização do sistema em um lago artificial que tenho só meu sítio !
  • Luciane Camillo De Oliveira - 04/02/2016 09h02
    Sou Engenheira Ambiental da Arquitetura Positiva. Desenvolvemos Projetos e implantamos Piscinas biológicas no Brasil. Maiores informações: https://www.facebook.com/arquiteturapositiva/ https://www.instagram.com/arquiteturapositiva/
  • Carlos - 03/09/2014 18h00
    No Brasil, devido ao clima, para termos uma piscina biológica precisamos, além do filtro biológico, de um sistema de esterelização ultravioleta e de um sistema de circulação eficiente.
  • Danilo Candia - 26/03/2014 20h52
    Quem quiser fazer uma piscina biológica, pode procurar a paisagista Renata Tilli(www.renatatilli.com.br) que ela faz, inclusive ganhou o premio International Award 2012 em Londres com uma piscina destas que ficou desbundante. confira no site dela.....
  • Marcelohorta - 18/03/2014 16h06
    Muito interessante. Mais uma forma de dar qualidade, sustentabilidade e harmonia ao ambiente.

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.