ONDE VIVEM OS ARQUITETOS

Na sua nova coluna Escala de Milão, Soraya Brixi conta um pouco mais do que vai acontecer na próxima Semana de Design de Milão, em abril.

Publicado em: 05/03/2014
“Ser um bom arquiteto significa amar as pessoas e pensar em quem vai habitar o espaço”.
Bijoy Jain – arquiteto


Bijoy Jain (foto: Studio Mumbai)

A exposição “Onde Vivem os Arquitetos”, a ser apresentada no próximo Salão do Móvel de Milão, trará os espaços privados de 8 expressivos nomes da arquitetura mundial, para refletir sobre o habitar contemporâneo e dentre eles, o do arquiteto indiano Bijoy Jain, nascido em Mumbai.
Jain estudou e trabalhou nos Estados Unidos e na Europa antes de retornar Índia para abrir seu escritório. Impressionado em ver como arquitetura indiana tinha se ocidentalizado, distanciando-se de suas origens, fundou o Studio Mumbai, como uma oficina. Uma comunidade de carpinteiros, artesãos, pedreiros, eletricistas, encanadores, engenheiros e arquitetos que buscam juntos soluções nos princípios da construção ecológica e compartilham o mesmo espaço de trabalho.


Casa Utsav (Foto: Studio Mumbai)


Casa Utsav (Foto: Hélène Binet)


Casa Utsav (Foto: Studio Mumbai)


Casa Utsav (Foto: Hélène Binet)

Os projetos são, em sua maioria, residenciais e localizados na Índia, fazendo uso de práticas tradicionais, técnicas construtivas locais, pesquisa de materiais combinada com uma arquitetura que demande poucos recursos. 


Casa Copper II (Foto: Hélène Binet)

O Studio projeta e constrói todos os aspectos de seus edifícios, até os puxadores e dobradiças. Esse processo  tem permitido uma redescoberta da tradição e do uso sustentável dos recursos locais.


Casa Belavali (Foto: Hélène Binet)


Casa Belavali (Foto: Hélène Binet)


Casa Belavali (Foto: Hélène Binet)

Com  trabalhos apresentados na XII Bienal de Veneza e no Victoria & Albert Museu, recebeu diversos prêmios, incluindo o Global Award em arquitetura sustentável (2009) e o mais recente foi o 3° BSI Swiss Architecture Award (2012). Venceu o 7° Spirit of Nature Wood Architecture Award da Finlandia, em 2012, com seu seu projeto Palmyra House, um dos prêmios de maior prestígio do mundo nesta área.


Casa Palmyra (foto: Studio Mumbai)


Casa Palmyra (foto: Studio Mumbai)

O trabalho foi avaliado pelo Júri como sendo baseado na utilização engenhosa e criativa de madeira, com esforços para coordenar os valores ligados à cultura, métodos de trabalho tradicionais e vida moderna com os requisitos da arquitetura. O manuseio de materiais e a beleza das articulações foram consideradas impressionantes e a qualidade do projeto foi comparado ao de Frank Lloyd Wright e Alvar Aalto.
Sua prática arquitetônica é considerada quase única no mundo, incorporando as condições sociais e econômicas únicas que definem a indústria da construção da Índia.



Studio Mumbai, Casa e Sala de Leitura (foto: Hélène Binet)


Studio Mumbai, Casa e Sala de Leitura (foto: Hélène Binet)


Studio Mumbai (foto: Hélène Binet)


Studio Mumbai (foto: Hélène Binet)

No Salão Internacional do Móvel de Milão, sua casa será apresentada em uma instalação multimídia e  interativa,  com os registros de seus processos, escolhas e experimentação projetual.  Um espaço de habitar singular que se configura como uma aldeia, uma comunidade, onde Bijoy vive e trabalha com cerca de 60 artesãos. A casa é de todos, imersa na paisagem indiana de Alibag, a 30 km do centro de Mumbai.


Casa de Bijoy Jain (Foto: Francesca Molteni)

Com curadoria de Francesca Molteni e David Pizzigoni, a exposição proporá uma reflexão que varia da instância privada para uma visão mais geral de vida contemporânea em vários continentes e culturas, a partir de uma casa para a dimensão da cidade.
A exposição-instalação poderá ser visitada no pavilhão 9 do Parque Expositivo da Fiera-Rho, em Milão  de 8 a 13 de abril.

Serviço
Salão Internacional do Móvel de Milão
Eurocucina/Salão do Banho/Salão Satélite
Fiera Milano, Rho Fiera
08 a 13/04/2014

COMENTÁRIOS

  • Yara Cianci - 09/03/2014 20h56
    òtima matéria, porém faltaram os outros arquitetos, inclusive Brasileiro

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.